Análise à primeira Ronda de Playoff na Conferência Oeste!

Chegamos ao esperado Playoff da NBA com muitos e bons jogos no cartaz nesta fase da época onde quem perde sai e quem vence fica mais perto do título de campeão da NBA. Nesta análise iremos abordar os 4 confrontos disputados na Conferência Oeste.


Golden State Warriors (1) vs Los Angeles Clippers (8)

Para começar os Playoffs da melhor forma, nada melhor do que analisar o jogo que coloca frente a frente os Golden State Warriors e os Los Angeles Clippers.
Desde o início da época que a equipa dos Warriors é dada como a grande favorita a renovar o título de NBA e assim chegar ao 3º título consecutivo. Na época regular os Warriors conseguiram terminar na primeira posição do Oeste mas eram esperadas mais facilidades para a equipa orientada por Steve Kerr visto que a equipa perdeu mais jogos do que era esperado. No final de contas os Warriors conseguiram mesmo o melhor registo do Oeste e pela frente estarão os Los Angeles Clippers, a grande surpresa desta época, visto que poucos colocariam os Clippers num lugar de Playoff mas o desempenho da equipa foi excelente e o lugar mais do que merecido.

Esta será, teoricamente, uma das rondas mais desequilibradas da Conferência Oeste com o favoritismo total do lado dos Golden State Warriors que apresentam um plantel muito superior do que os Clippers.
Durante a época regular os Warriors venceram 3 dos 4 jogos frente aos Los Angeles Clippers.

Denver Nuggets (2) vs San Antonio Spurs (7)

Esta será uma das rondas mais interessantes de acompanhar no Playoff da Conferência Oeste. Em jogo teremos uma das grandes surpresas da época, os Denver Nuggets que conseguiram terminar na 2ª posição e praticaram um estilo de jogo contagiante, muito bem fundamentado e os Nuggets ficaram muito perto de terminar com o melhor registo da Conferência.

Os San Antonio Spurs apresentam-se novamente nos Playoffs quando muitos não acreditavam que seria possível depois das tantas mudanças que existiram na equipa, mas a veterania da equipa e a experiência de Popovich, colocam em alerta qualquer adversário.

Os Denver Nuggets partem como favoritos para esta série mas os Spurs são das equipas mais fortes nos Playoffs, como tem sido habitual nos últimos anos.
Nos 4 confrontos realizados entre estas duas equipas o resultado foi um empate o que deixa ainda mais dúvidas para o desfecho desta série.

Por um lado a grande equipa e motivação dos Denver Nuggets e por outro a experiência de Popovich e dos San Antonio Spurs.

Resultado de imagem para lamarcus aldridge nikola jokic

Portland Trail Blazers (3) vs Oklahoma City Thunder (6)

Mais uma grande série que se espera na Conferência Oeste a ser jogada entre os Portland Trail Blazers e os Oklahoma City Thunder.

A equipa dos Trail Blazers voltou a realizar uma época regular fantástica e prova disso foi a sua posição final ao acabar em 3º lugar da sempre difícil Conferência Oeste. Com uma equipa bem estruturada e com Lillard a comandar o conjunto de Portland. A equipa perdeu Nurkic para a fase final da época e apesar de Kanter estar a realizar um bom trabalho, não deixa de ser uma baixa de peso.

Os Oklahoma City Thunder realizaram uma época um pouco atribulada mas, mais uma vez, os Thunder apresentam-se nos Playoffs depois de mais uma excelente época de Russell Westbrook e de Paul George.
Os Thunder são uma equipa conhecida por vacilar nos Playoffs, não contam com o fator casa, e o futuro da equipa dependerá muito da forma dos seus 2 principais jogadores.

Um fator curioso para esta série é que, apesar dos Trail Blazers acabarem a época regular com um registo bem melhor do que os Thunder, a verdade é que nos 4 embates entre estas duas equipas, os Oklahoma City Thunder venceram todos os jogos, o que pode ser um indicador de uma série em que o fator casa poderá não ser decisivo.

Em jogo duas boas equipas, com jogadores fantásticos e que certamente irá trazer muito espetáculo aos Playoffs.

Resultado de imagem para Lillard westbrook

Houston Rockets (4) vs Utah Jazz (5)

O registo da época regular destas duas equipas difere em apenas 3 jogos, o que desde logo demonstra que podemos esperar algum equilíbrio nesta série, no entanto os Houston Rockets partem como favoritos para começarem os Playoffs com uma vitória.

Os Houston Rockets tiveram muitos problemas a iniciar a época, muitas lesões nos seus principais jogadores, mas tiveram também um Super James Harden que realizou uma época histórica e todas as atenções estão neste jogador para aquilo que os Rockets possam conseguir nesta época. No entanto será um erro olhar apenas para James Harden e esquecer que os Rockets são uma das equipas mais completas de toda a liga, com Chris Paul, Capela e Eric Gordon entre as ameaças da equipa.

Os Utah Jazz não começaram bem a época mas conseguiram corrigir os erros e chegaram aos Playoffs de uma forma tranquila. O estilo e qualidade de jogo dos Utah Jazz é reconhecida e jogar em Utah nunca é fácil, no entanto o plantel deverá ser curto para a intensidade do Playoff apesar da equipa ter bons argumentos, como se viu nesta reta final da temporada.

Apesar de terminarem na 4ª posição na época regular, os Houston Rockets são uma das principais ameaças aos Golden State Warriors, equipa que podem apanhar já na próxima ronda, e certamente que deverão querer arrumar com esta série o mais rápido possível.
Durante a época regular registou-se 2 vitórias para cada equipa o que pode demonstrar algum equilíbrio na série apesar dos Houston Rockets partirem com bastante favoritismo.

Resultado de imagem para donovan mitchell james harden

Pedro Ribeiro

Formado em Ciências da Comunicação, trabalhou como Jornalista e Assessor de Comunicação. Fã da NBA, participou em vários projetos sobre esta liga. Fundador do site www.nbaportugal.com https://twitter.com/pedrofmribeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *