Análises 2024/2025: Memphis Grizzlies
A temporada dos Memphis Grizzlies começa com muitas interrogações, depois de dois anos sem contarem com muitas das suas estrelas, a expectativa é que este seja o ano de viragem e a equipa volte ao nivel competitivo que mostrou antes das lesões/processos disciplinares, para isso é preciso alguns fatores se alinharem, vamos olhar para os principais:
- Retorno de Ja Morant: Supondo que Ja Morant esteja de volta e em plena forma, ele é um dos melhores e mais explosivos jogadores da NBA. A capacidade de pontuar, criar jogadas e energizar não só os colegas de equipa mas todo um pavilhão, eleva os Grizzlies a um patamar que lhes permite sonhar com algo mais do que uma simples presença nos Playoffs.
- Desenvolvimento de Jaren Jackson Jr.: JJJ tem mostrado potencial como um dos melhores jogadores defensivos da liga, com capacidade de melhorar ainda mais seu jogo ofensivo. Se ele continuar a evoluir, especialmente ao voltar para sua posição natural de extremo-poste, pode aumentar significativamente sua produção, especialmente em pontos e ressaltos. JJJ será uma das principais peças para uma temporada de sucesso.
- Novos Talentos: A adição de Zach Edey vindo do draft, um poste dominante no basquetebol universitário, pode fornecer a equipa uma presença física no garrafão que falta de forma gritante aos Memphis. Além de potencial para se tornar um jogador impactante na NBA com seu tamanho e habilidade, o Rookie teve uma pré-época muito boa que certamente deixou os adeptos felizes.
- Versatilidade do Elenco: Com jogadores como Desmond Bane, que se tem mostrado um excelente lançador e marcador de pontos, e a inclusão de jogadores versáteis, os Grizzlies podem apresentar uma combinação de defesa sólida com um ataque versátil, espaçoso e eficiente.
- Efeito Vince Williams Jr. e Outros Papéis: Jogadores como Vince Williams Jr. que foi uma das grandes surpresas do ano passado, ao voltarem de lesões ou assumindo novos papéis, podem trazer profundidade e opções adicionais tanto na defesa quanto no ataque.
- Otimismo em Torno de Santi Aldama: Com a presença de Santi Aldama como o único jogador espanhol na NBA, há um entusiasmo particular sobre como ele se pode desenvolver dentro do sistema dos Grizzlies, adicionando uma dimensão internacional e habilidades únicas ao jogo.
- Evitar as Lesões: Se a equipa conseguir manter seus principais jogadores saudáveis, coisa que tem sido um desafio no passado, o plantel completo pode realmente mostrar seu potencial e surpreender já este ano muita gente.
Os Grizzlies são conhecidos pelo seu estilo “Grit and Grind”. Se a equipa conseguir reacender esse espírito, especialmente com a integração de novos jogadores ao sistema defensivo que já é uma marca registrada, têm tudo para superar expectativas.
Uma previsão otimista, coloca os Grizzlies não apenas nos playoffs, mas potencialmente ganhar algumas eliminatórias, assumindo que todos esses fatores acima detalhados se alinhem positivamente. A integração de novos talentos com a experiência dos veteranos, aliada ao retorno de Morant, a temporada tem tudo para ser de sucesso. Sem dúvida uma equipa a não perder em mais uma temporada de NBA!