“Ones to Watch 23/24” – Marcus Smart
A rubrica “Ones to Watch” consistirá em 30 artigos diários até ao início da temporada da NBA. Cada equipa da NBA terá um jogador em análise, que será escolhido conforme a sua situação no arranque da temporada (nova contratação, rookie, época de afirmação, último ano de contrato, etc.). No fundo, elegemos um jogador de cada equipa para “ter os olhos postos”, como indica o nome da rubrica.
Marcus Smart
Após 9 anos ao serviço dos Boston Celtics, Marcus Smart vai vestir outras cores pela primeira vez na NBA. O jogador de 29 anos rumou a Memphis, resultado da troca entre Grizzlies, Celtics e Wizards, que levou Pozingis para Boston.
Smart entra para uma das equipas mais fortes da liga, que mistura a juventude e irreverência com a experiência. Os Grizzlies terminaram a temporada passada no segundo lugar da conferência Oeste, com um record de 51 vitórias e 31 derrotas. A turma de Memphis tem uma das melhores defesas da liga, devido à presença do “Defensive Player of the Year”, Jaren Jackson Jr. Com Smart, que também venceu o prémio em 2022, os Grizzlies asseguram ainda mais a sua estabilidade defensiva e adicionam alguma experiência ao plantel.
O base teve média de 11,5 pontos e 6.3 assistências por jogo, com um “defensive rating” de 111.7. A “role” do jogador em Memphis deverá passar essencialmente pelo impacto defensivo, mas também pela distribuição no ataque, sendo que registou a sua melhor média de assistências na temporada passada.
Com a suspensão de Ja Morant nos primeiros 25 jogos da temporada, Smart deverá assumir um papel diferente do que era esperado pela própria equipa, sendo que vai ser o base titular da equipa, fazendo dupla no jogo exterior com Desmond Bane. Mais tarde, aquando o regresso de Morant, permanece ainda a incógnita se Smart continuará sequer a titular.
De qualquer forma, Marcus Smart é um jogador com o “pedigree” que os Memphis Grizzlies necessitam para uma eventual corrida ao título. De lembrar que a equipa também fez uma aposta de baixo risco, abdicando de Tyus Jones e a 25ª escolha do draft de 2023 para obter Smart.
Quais as chances dos Grizzlies este ano? Será que a equipa sofrerá muito com a ausência de Morant? Tudo na nossa análise aos Memphis Grizzlies 23/24.