Treinar na NBA nunca foi tão mau

Ser um treinador por um longo período na NBA não é tarefa fácil. Poucos conseguem ficar tempo suficiente para criar colocar as suas ideias, e serem capazes de ver os resultados. David Thorpe é um dos treinadores pessoais mais conhecidos no cenário da NBA, onde trabalha com muitos jogadores que precisam de conselhos e trabalho extra durante a temporada. A sua observação sobre treinar na melhor liga do mundo é alarmante. Explicou isto durante uma aparição no podcast Unrestricted Area no último fim de semana.

“O nível do treinador na NBA está no nível mais baixo da sua história. Não digo isto com prazer porque sou fã dos treinadores, mas a maioria deles é muito negligente nos seus deveres como treinadores, não falam com os jogadores. Ou quando o fazem, é para agradar apenas. Eles não dão nenhum feedback, não há comunicação. E em alguns casos, não dizem nada porque têm medo de que os jogadores reclamem e os demitam.

Há lugares onde ainda é diferente. Miami? Eles não têm restrições em treinar os seus jogadores. Steve Kerr treina com eles. Também Ty Lue. Gregg Popovich, é claro. Entre os outros, assistentes como treinadores principais, não há treino suficiente. Os jogadores estão por conta própria e são forçados a resolver os problemas por conta própria.

Os jogadores começaram a vir ter comigo porque tinham medo de falar com o treinador, por medo de que parassem de jogar porque admitiam as suas dificuldades. Muitas vezes, os treinadores apenas enviam vídeos, sem conversa ou instruções, ou quando há são maus. GMs e proprietários precisam de capacitar os treinadores, para capacitar os seus jogadores e dizer-lhes a verdade, seja boa ou má.

Não estou a dizer em gritar como fazem os treinadores universitários, mas de ensinar e aprender. Estamos neste negócio para inspirar as pessoas. É aqui que os treinadores da NBA estão a ficar piores. Às vezes parece que não querem inspirar os seus jogadores ou terão de pagar mais.”

Thorpe explica que são as pressões externas que muitas vezes levam à contratação de treinadores que não são adequados para uma situação ou jogador em particular.

“Estamos numa encruzilhada. Nunca fiquei tão chateado com o que ouço dos jogadores com quem trabalho. Quando vês treinadores não muito competentes contratados, estão sob pressão, muitos treinadores não têm absolutamente nenhuma ideia do que é um bom treinador. Sobre os jogadores, os agentes dizem-lhes para deixar o seu cliente feliz, eles têm de contratar este ou aquele treinador”.

Deixe uma resposta