Steve Kerr explica como Curry mudou o mundo do basquete

Steph Curry não será considerado o melhor jogador de todos os tempos, ou até o melhor jogador da sua época, mas sem dúvida foi o jogador que mais marcou o basquetebol como o conhecemos hoje.

Hoje em dia lançar de triplo é quase tão comum como um lançamento de meia distância ou um mero lay-up. E porquê? Porque Steph Curry começou a fazê-lo com bastante regularidade e de uma distância absurda.

De facto, se antes os defensores aguardavam pelo seu adversário na linha de tripla (ou até ainda mais longe), desde que Curry decidiu revolucionar a NBA, os jogadores começam a respeitar mais a distância de onde um jogador pode atirar. Aliás, cada vez mais é aceitável um jogador lançar entre o meio-campo e a linha de triplo, algo que há poucos anos era visto como uma péssimo lançamento e uma medida à qual só se devia recorrer caso não houvesse tempo para mais nada.

Esta mudança passou da NBA para o resto do mundo todo. Hoje, se um jogador for bom lançador e decidir lançar ainda uns quantos passos atrás da linha de triplo, ninguém vai questionar essa escolha. Steve Kerr comentou a situação com um exemplo recente.

O treinador do Warriors referiu: “Estava a ver um jogo em Boston com equipas de miúdos de 10 anos. Sete ataques seguidos foram lançamentos de triplo. Estes miúdos, que só têm 10 anos, lançaram sete vezes seguidas da linha de três pontos. Virei-me para o Steph e disse-lhe ‘Isto é tudo culpa tua'”.

João Araújo Correia

Licenciado em Direito, 23 anos e sou fã incondicional dos Clippers desde a era da Lob-City. Desde pequeno que adoro basquetebol, tanto de ver como jogar! Apesar do Patrick Beverly estar enganado quanto aos próximos 5 anos serem dos Clippers, espero que seja, pelo menos, 1!

Deixe uma resposta