Reinado de LeBron James chega ao fim?

LeBron James é sem dúvida alguma um dos melhores jogadores de sempre. Quase que não dá para mencionar todos os seus feitos, recordes, prémios e distinções!

Entre eles há um que pode chegar ao fim esta época, e não, não é o facto de falhar os play-off pela primeira vez desde 2005/2006.

LeBron James arrisca-se a falhar uma inclusão na 1a equipa da NBA pela 1a vez em muitos anos. King James vai com 11 inclusões consecutivas na 1a equipa da NBA, um recorde, ele que é também o jogador da história com mais inclusões na 1a equipa da NBA, com 12.

Isto estando com médias de 27.4 pontos, 8.6 ressaltos e 8 assistências por jogo.

Para o facto têm contribuido muitos factores. Embora esteja a fazer uma boa época no plano individual, embora as estatisticas nem sempre contem toda a história, LeBron James não é ajudado pelo facto de pela 1a vez desde 2005 estar numa equipa que vai falhar os play-off, para além do registo muito negativo, mesmo com ele em campo. A isto junta-se o facto de alguns dos melhores jogadores da liga, e candidatos ao MVP serem também extremos, casos de Paul George, Kawhi Leonard, Kevin Durant e Giannis Antetokounmpo, sendo que os 3 primeiros jogam na posição de origem de LeBron, enquanto o último é só talvez o maior candidato ao prémio de MVP.

Todos os jogadores referidos têm números fantásticos, e estão em equipas com registo muito superior ao de LeBron.

Para além disso, entre esses jogadores estão enormes defensores, Giannis, Paul George e Kawhi são 3 candidatos ao prémio de DPOY, enquanto LeBron James é bastante criticado pela sua falta de empenho na defesa, tendo um defensive rating muito baixo, o mais baixo de qualquer estrela da liga, a par de James Harden.

Para terminar, LeBron James tem falhado vários jogos, a maior parte devido a uma lesão contraída em Dezembro, falhando depois disso mais 2 jogos, e foi colocado em modo de poupança, com restrição de minutos, o que poderá baixar as suas médias.

Posto isto, uma inclusão de LeBron James numa 1a equipa parece improvável, numa 2a também é difícil, tendo em conta as épocas de Giannis, George, Durant e Kawhi. Contudo, uma inclusão numa 3a equipa parece garantida, pois só ele e Blake Griffin têm números fantásticos que poderiam rivalizar os melhores caso estivessem em equipas competitivas.

Resta saber se, aconteça o que acontecer, o legado de LeBron James é afectado, isto numa altura em que muitos começam a duvidar do seu legado, agora que chegou à conferência Oeste, e que está prestes a falhar os play-off.

Márcio Dias

Natural e residente do Porto Licenciado em Línguas, literaturas e culturas na FLUP Fã de múscia, cinema e literatura, apaixonado por desporto e em particular por basquetebol

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *