“Ones to Watch 23/24” – Obi Toppin

A rúbrica “Ones to Watch” consistirá em 30 artigos diários até ao início da temporada da NBA. Cada equipa da NBA terá um jogador em análise, que será escolhido conforme a sua situação no arranque da temporada (nova contratação, rookie, época de afirmação, último ano de contrato, etc.). No fundo, elegemos um jogador de cada equipa para “ter os olhos postos”, como indica o nome da rúbrica.

Obi Toppin

Os Indiana Pacers continuam a investir no seu projeto de médio/longo prazo para o futuro. A formação já tem como principal superestrela o base Tyresse Haliburton, que teve a sua primeira chamada ao All Star na temporada passada, assim como outros jovens interessantes como Bennedict Mathurin e Aaron Nesmith. Qualquer um dos três jogadores referidos poderia ser o nosso “Ones to Watch” dos Pacers, mas porquê Obi Toppin?

À entrada para a sua quarta temporada na NBA, Toppin, que já conta com 25 anos, terá uma das últimas oportunidades para demonstrar o potencial que sempre prometeu durante os seus anos pré-NBA. Obi Toppin, que foi a 8ª escolha do draft de 2020, sempre se caracterizou pelo seu jogo agressivo e atlético, onde marcava a diferença dos dois lados da quadra. Além de ser um excelente “scorer”, conseguia muito bons números defensivos.

Três temporadas se passaram e os New York Knicks decidiram trocar Toppin por um “par” de escolhas de segunda ronda, numa troca que surpreendeu alguns adeptos. Na “Big Apple”, o jogador sempre teve minutos limitados, algo que impedia uma melhor produtividade. Há quem defenda que, apesar da concorrência de Julius Randle e Mitchell Robinson, os Knicks poderiam ter feito uma melhor gestão da carreira do jogador, sendo que a troca pode ter sido requisitada pelo próprio.

Na temporada passada teve média de 7 pontos e 2.8 ressaltos por jogo, porém, nos últimos cinco jogos da temporada, em que a titularidade lhe foi atribuída, teve média de 21.8 pontos por jogo. A possibilidade de ter mais minutos em Indiana, sendo muito provavelmente o Power Foward inicial do conjunto, é a principal razão pela qual pode vir a ser uma das surpresas da temporada. Além disso, terá em Tyresse Haliburton um excelente “servente” no ataque, como em Myles Turner um sólido e experiente companheiro no setor defensivo.

Será interessante observar o impacto que Obi Toppin poderá ter numa equipa ao encontro não só do seu jogo, mas também da sua fase na NBA. Um jogador que poderá evoluir no ambiente certo, o núcleo de uma equipa jovem que já vai formando peças com qualidade para lutar por mais, podendo Toppin ser a próxima grande “arma” para o futuro em Indiana.

Em baixo, relembrar mais uma vez que a capacidade ofensiva do jogador poderá ter sido mal explorada pelos Knicks…

Será que os Pacers conseguirão alcançar os playoffs este ano? Com toda a concorrência no Este, estará a equipa pronta para surpreender? Tudo na nossa análise aos Indiana Pacers 23/24.

Vasco Oliveira

Licenciado em Ciências da Comunicação com o sonho de um dia poder trabalhar no jornalismo desportivo. @vascoliveira8 no Twitter

One thought on ““Ones to Watch 23/24” – Obi Toppin

Deixe um comentário