Michael Jordan deveria ter jogado a base?
Michael Jordan é o GOAT, o melhor de sempre, mas será que jogava na posição errada?
Apesar de existirem certas “vozes do contra”, Michael Jordan é amplamente considerado como o GOAT, isto é, o Greatest Of All Time (o melhor de sempre). Esta distinção foi arrecada ao jogar, sobretudo, na posição de shooting guard. Mas será que Jordan poderia ter sido ainda mais bem sucedido se tivesse jogado noutra posição?
Em 1989, o treinador dos Chicago Bulls, Doug Collins, decidiu trocar o Jordan para base, depois do GOAT ter expressado a sua frustração com o ataque da equipa. O resultado? Em 24 jogos Jordan teve as seguintes médias: 30.4 pontos por jogo, 9.2 ressaltos, 10.7 assistências, incluindo um período em que registou 10 triple-doubles em 11 jogos. Estatísticas verdadeiramente impressionantes. Com apenas mais um ressalto por jogo estaria a registar uma média de um triplo-duplo por jogo, com mais de 30 pontos.
É certo que entre um base e um shooting guard, a diferença tática não é gritante como se fosse, por exemplo, com um center, mas o facto de a bola começar sempre pelo GOAT e ser ele a gerir a ofensiva teve, claramente, um impacto positivo.
Será que MJ estava a ser mal utilizado? Nunca saberemos ao certo.