Neemias Queta: Primeiro Português na NBA?

Neemias Queta é um jovem de 19 anos natural do Barreiro, que tem dado nas vistas no basquetebol universitário dos EUA, onde actua pela universidade de Utah.

De tal modo tem impressionado nos EUA que se fala que será escolha de 1a ronda no próximo draft.

Comecemos por explicar o porquê de Neemias estar a causar sensação nos EUA, sendo de um país onde a média dos jogadores é relativamente baixa, Neemias mede 2,11, pesando 109 kg, podendo assim se dizer que é bastante alto até para os padrões da NBA, jogando na posição de poste, indicado para o seu jogo e envergadura física.

O jovem foi formado pelo Barreirense, clube da cidade de onde é natural, tendo ingressado no Benfica, para jogar muito pouco na época de 2017/2018, ganhando rodagem na equipa B, antes de decidir partir para o sonho Americano.

Neemias tem tido uma grande adaptação à realidade Americana, tendo conseguido até agora excelentes números, vai com médias de 11.3 pontos e 9.1 ressaltos por jogo. destacando-se pela regularidade, um pouco como Clint Capela na NBA.

Resta-nos esperar para ver até onde vai a promissora carreira de Neemias, e a confirmar os indicadores, ver pela 1a vez um Português a brilhar na liga mais competitiva e espetacular do Mundo.

Márcio Dias

Natural e residente do Porto Licenciado em Línguas, literaturas e culturas na FLUP Fã de múscia, cinema e literatura, apaixonado por desporto e em particular por basquetebol

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *