NBA irá lançar liga profissional em África

Que a NBA tem-se tornado cada vez mais uma marca global não é novidade nenhuma, tal como o número de jogadores extrangeiros e com qualidade na NBA virem a aumentar. Mas agora a liga deu passos de gigante em relação ao desenvolvimento da mesma noutras paragens, com a criação de uma liga profissional em África.

A liga irá começar na próxima época, e irá incluir 12 equipas, de diferentes países desse continente, entre eles Angola, Ruanda, Egipto, Quénia, Marrocos, Senegal, Tunisia, Nigéria e África do Sul.

Torneios de qualificação irão decorrer no final deste ano.

O plano foi anunciado por Adam Silver, sendo um esforço em conjunto com a FIBA, e segundo Adam Silver visa evoluir o desporto de basquetebol em África, assim como dar mais visibilidade e oferecer mais recursos a essas equipas e jogadores. “A Liga Africana de Basquetebol é um importante próximo passo para o nosso contínuo trabalho de desenvolvimento do desporto em África,” afirmou o comissário da NBA. “Combinado com os nossos outros programas no continente, estamos empenhados em usar o basquetebol como um veículo económico para criar novas oportunidades no desporto, comunicação e tecnologia em África.”

Esta medida foi elogiada por muitas celebridades, entre as quais o ex-presidente dos EUA, Barack Obama, também ele com raízes nesse continente.

Ao longo da história da NBA muitos talentos oriundos desse continente têm dado brilho à liga, como Hakeem Olajuwon, nascido na Nigéria, Dikembe Mutombo, nascido na República Democrática do Congo ou Joel Embiid, maior representante de África na NBA actual, ele que é natural dos Camarões.

Pedro Ribeiro

Formado em Ciências da Comunicação, trabalhou como Jornalista e Assessor de Comunicação. Fã da NBA, participou em vários projetos sobre esta liga. Fundador do site www.nbaportugal.com https://twitter.com/pedrofmribeiro

Deixe uma resposta