Momento de há 31 anos, a Ovarense disputava jogo europeu, com futuros campeões da NBA

No início da temporada 1988-89, a Ovarense iniciava a defesa da conquista inédita do campeonato português na época anterior. Tal conquista deu acesso à principal prova europeia de clubes. Ao leme da equipa estava Luís Magalhães, treinador guiou a equipa para este primeiro título. Os norte-americanos Mario Elie e DJ faziam levantar as bancadas do pavilhão, foram uma das melhores duplas estrangeiras que passaram por Portugal.

Na estreia das competições europeias, na primeira ronda realizada no mês de Outubro, os portugueses eliminaram os luxemburgueses do AB Contern, passando para a ronda seguinte. O adversário seguinte foi o KK Jugoplastika, da ex Jugoslávia, que contava com nomes como Toni Kukoc, Zan Tabak, Dino Radja, ainda jovens que seguiriam para a NBA, e também Velimir Perasović, Duško Ivanović e Goran Sobin, entre outros, que ainda hoje são figuras do basquetebol europeu.

Neste jogo, os portugueses tentaram manter-se na luta até final, e apesar das exibições de Mario Elie (39 pontos) e Dwayne Johnson (24 pontos), o resultado final foi desfavorável de 87-94 (46-49 ao intervalo). Na segunda mão, o KK voltaria a vencer por 113-76.

Na Ovarense, para além dos dois norte-americanos, faziam parte da equipa Vítor Ferreira, João Paulo, Mário Leite, Rui Chumbo, George Sing, Paulo Brinca, Steven Rocha e Jorge Pinto.

A equipa Jugoslava acabaria por ir à Final Four e vencer a prova, tendo superado o Barcelona nas meias-finais e o Maccabi Tel-Aviv na final. Esta seria uma das equipas mais bem sucedidas da sua época, ao vencer mais dois troféus europeus consecutivos.

Como é conhecido, o jogador Mario Elie da Ovarense, entraria na NBA em 1990, onde foi campeão pelos Rockets(duas vezes) e Spurs.

Para além das várias conquistas na Europa, Kukoc destacou-se ao lado de Michael Jordan com três títulos nos Bulls, Radja nos Celtics e Tabak teve uma passagem mais modesta, mas ainda assim sagrou-se campeão pelos Rockets.

Deixe uma resposta