Mikal Bridges, uma estrela em formação
Sem dúvida, Mikal Bridges representa o melhor jogador conseguido pelos Brooklyn Nets na mega negociação por Kevin Durant. Chegado dos Phoenix Suns, o extremo já conseguiu afirmar-se como um dos melhores defesas da NBA.
Com o seu perfil, destaca-se como um complemento ideal para um candidato ao título. Como sabemos, a formação do Arizona há muito hesitava em integrá-lo numa troca. Mas a possibilidade de recuperar KD era muito tentadora…
Quanto aos Nets, não devemos negar, as escolhas cedidas pelos Suns representaram a maior entrada neste acordo. No entanto, Bridges não fica muito atrás. E aos 26 anos, surge uma dúvida em torno do nativo de Philadelphia, pode tornar-se mais do que um excelente jogador complementar?
Mikal Bridges, a transformação do defensor de elite
No futuro imediato, Mikal Bridges garante que Brooklyn mantenha um certo nível de competitividade. No lado defensivo, traz enormes garantias. E ao seu redor, os Nets contam com muitos jovens talentosos para proporcionar um nível de jogo interessante.
Com um registo de 5 vitórias e 5 derrotas nas últimas 10 partidas, a equipa segue no Top 5 da conferência Este. E ao encontrar a fórmula certa, ainda pode conseguir a qualificação direta para os Playoffs.
Mas para ter tal ambição, Bridges terá de assumir plenamente o seu novo estatuto. “Escondido” atrás de Devin Booker, Chris Paul e às vezes até Deandre Ayton em Phoenix, é claramente o centro das atenções em Brooklyn.
Um novo acordo que lhe permitiu explodir a estatística no último jogo, 45 pontos na vitória contra os Miami Heat (116-105). Com 17/24 nos lançamentos, destruiu os Heat com 15 pontos consecutivos para fazer a diferença!
“Os meus companheiros não paravam de me encontrar. Sentiam que eu estava quente e davam-me a bola, fazendo boas jogadas.
Então, honestamente, tinha uma confiança enorme e permaneci agressivo”, resumiu Mikal Bridges.
Com o tempo, Bridges dificilmente consegue manter tal eficiência. Por outro lado, assumiu as suas responsabilidades nos momentos importantes. Com 17 pontos no último quarto, também provou que é capaz de virar um jogo a favor da sua equipa.
No centro do projeto no futuro imediato
Aos 26 anos, obviamente podemos questionar se Mikal Bridges realmente tem força para o estatuto de “jogador da organização”. Em teoria, imaginamos mais como um “Khris Middleton”. Como segunda ou terceira opção.
Mas primeiro? Entendemos que os Nets têm um projeto “em reconstrução”. Pode revelar-se neste contexto? As suas estatísticas são obrigadas a aumentar. E com a situação da organização, pode ocupar esse protagonismo ao longo do tempo.
Como vimos, num bom ambiente, os jogadores podem brilhar na NBA. O exemplo de Cam Thomas, provou isso. E agora, Bridges terá a oportunidade, noite após noite, de ser o “líder” desta formação.
“Acho que no geral, a sua mentalidade e a sua energia, mesmo na nossa sessão de treino, não estava a pensar em deixar a equipa perder”, disse Jacque Vaughn.
“Se continuarmos a aprender e conseguirmos crescer, tenho a sensação de que podemos tornar-nos numa equipa perigoso. E as outras organizações não vão querer enfrentar-nos. A defesa tem de vir primeiro”, lembrou Mikal Bridges.
Uma boa mentalidade, enormes qualidades defensivas e uma confiança em grande. Todos os ingredientes são assim juntos para permitir a sua explosão. Com a transição feita para os Nets, terá palco para exibir o seu talento, sem muita pressão.
A nível coletivo, o teto provavelmente permanece “limitado” para Brooklyn. Mas individualmente, teremos grandes respostas sobre Mikal Bridges. E realmente não seria surpreendente vê-lo a acumular marcas excelentes nas próximas semanas…