A origem do nome dos franchises: Los Angeles Lakers

Os Los Angeles Lakers são um dos franchises mais históricos da NBA e um dos que tem mais adeptos em todo o mundo. Contudo, porque é que a formação que atualmente está sediada em LA, tem no seu nome, a palavra “Lakers”?

Se pensarmos na cidade de Los Angeles, a existência de lagos nesse local é praticamente uma raridade, contudo é precisamente daí que advém a palavra “Lakers”.

Originalmente, os Lakers chamavam-se Detroit Gems e foi um franchise que foi fundado em 1946, com o objetivo de participar na National Basketball League (NBL). Menos de um ano depois, um grupo de investidores decidiu recolocar a equipa e mudaram-na para Minneapolis, no estado do Minnesota.

E foi precisamente esta mudança que deu o nome à formação, nome esse que ainda hoje se mantém. O estado do Minnesota é conhecido por “The Land of 10,000 Lakes”, uma vez que tem uma enorme quantidade de lagos. Os donos do franchise, queriam arranjar um nome que simbolizasse aquela região e que tivesse um significado importante e por isso escolheram o nome “Lakers”.

Os Lakers só se mudariam para Los Angeles no ano de 1960, contudo durante os 13 anos que estiveram em Minneapolis, a equipa criou um grande legado e conquistou muitos títulos.

Logo em 1947, aquando da mudança, os Lakers adquiriram George Mikan, que se tornou o primeiro grande “big man” do basquetebol professional e iniciou uma série fantástica de grandes postes que passaram pela formação, ao longo das décadas.

A NBA foi criada em 1949 e, nas primeiras 5 temporadas, os Lakers venceram 4 títulos, com Mikan como estrela principal de uma grande equipa que também tinha por exemplo, Jim Pollard. Mikan retirou-se em 1956 e a partir daí, começou a haver um desinteresse em volta do franchise e por isso aconteceu uma nova mudança, em 1960, para Los Angeles.

Com esta mudança, os responsáveis pensaram numa nova alteração do nome da equipa, contudo a formação já tinha criado um enorme legado em Minneapolis e por isso decidiram respeitar essa história e mantiveram o nome, que ainda hoje é utilizado.

Por isso e, por incrível que pareça, o nome dos Lakers, que já estão em Los Angeles há mais de 50 anos, não tem qualquer relação com a cidade, mas sim com os famosos lagos do Minnesota.

Diferentes “logos” da equipa:

1948-1960
1961-1976
1977-2001
2002-presente

Vídeo da história dos Lakers:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *