Euroleague Round 2 Recap – 2023/2024
A segunda ronda trouxe mais surpresas que ao continuar assim, deixam de ser surpresas mas o lema e o que mais entusiasma na Euroleague, que todos os jogos contam, continua a ser verdade e a verificar-se nesta segunda ronda.
Anadolu Efes Instanbul 80 – 103 Real Madrid
Jogador da Partida: Guerschon Yabusele
22 PTS 8 RBS 4 AST 2 STL 0 BLK 0 TO 39 PIR
Com possibilidade de aproveitar um potencial cansaço por parte dos campeões Real Madrid e vingar uma derrota pesada na primeira ronda às mãos do Barça, o Anadolu Efes Instanbul desiludiu. Do lado dos turcos, apenas Darius Thompson mostrou o porquê de ser dos melhores bases da Euroleague com uma contribuição muito eficiente de 20 pontos e ainda Rodrigue Beaubois também contribuiu bastante para este jogo do Efes. Que ficou muito por aqui. A equipa de Erdem Can, com um início para esquecer, não apenas pelas derrotas mas pela forma como foi derrotada. Existe muita falta de estrututra por parte do Efes e nem mesmo a adição de Tyrique Jones mostra ter o impacto, pelo menos imediato, que se esperava. Do lado do Real Madrid, este jogo completa uma semana fantástica para os madrileños. Para além de mais um jogo em que Yabusele se afirma cada vez mais como um potencial foco para esta equipa em que sozinho destruiu o Efes com a fisicalidade e o lançamento exterior que esteve a grande nível, o ponto mais positivo foi ver Campazzo a ter um jogo como tem habituado. O argentino contribuiu com 15 pontos e 10 assistência com apenas 2 perdas de bola, com um PIR de 24. Os campeões do ano passado cada vez mais se afirmam como favoritos este ano.
ALBA Berlin 86 – 91 Baskonia Vitoria-Gasteiz
Jogador da Partida: Tadas Sedekerskis
11 PTS 13 RBS 2 AST 3 STL 0 BLK 2 TO 21 PIR
A primeira vitória para os bascos do Baskonia com num pavilhão sempre difícil que é o do ALBA Berlin, mas não convincente. O ALBA Berlin mostrou vários problemas neste jogo e ter conseguido estar tão próximo da vitória são maus sinais para o Baskonia. A falta de um poste claro, em que Thiemann não é o tipo de poste que pode ser a presença na área pintada contra qualquer equipa mais os grandes problemas que tem sido as apostas em Sterling Brown e Matt Thomas, tem atribulado o início do ALBA que conta com 2 derrotas. Spagnolo ou Procida são mais que capazes de serem os bases desta equipa mas falta uma clara primeira opção para os alemães (que se esperaria ser um dos ex-NBA, Matt Thomas ou Sterling Brown) e que se fez notar neste jogo nos minutos finais. Do lado do Baskonia, apesar da vitória, não foi convincente. Markus Howard continua o início de época para esquecer, Nico Mannion ainda tem muito a melhorar e continua muito a existir a dependencia nos minutos de Costello. Porém, Chima Moneke mostrou mais uma vez ser um jogador feito para jogar no Baskonia, Miller-McIntyre teve um jogo melhor, principalmente com o lançamento exterior mas principalmente, o MVP, Sedekerskis cada vez mais posso assumir-se como a outra opção ao lado de Markus Howard.
LDLC ASVEL 62 – 88 Partizan Belgrade
Jogador da Partida: Zach Leday
13 PTS 7 RBS 2 AST 1 STL 2 BLK 0 TO 27 PIR
A maior vitória de uma equipa fora de casa na Euroleague já foi alcançada esta época por parte do Partizan ao ganhar por 26 pontos em casa dos franceses do ASVEL. Não há muitas novas conclusões a tirar deste jogo. O ASVEL enquanto tiver TJ Parker como treinador, nunca vão conseguir quebrar o top 12 da Euroleague e neste momento são claramente a equipa mais fraca de Euroleague sem ter o plantel mais fraco da liga e notou-se neste jogo que o problema foi o plano de jogo. O Partizan teve 11 roubos de bola no jogo sem grande esforço, em que durante várias partes do jogo a bola quase que era dada por parte do ASVEL para o Partizan, para além de não existir qualquer definição em campo do lado dos franceses. É difícil tirar bons pontos do ASVEL mas TLC (Thimothe Luwawu-Cabarrot) parece dar sinais de conseguir ser um foco de uma equipa, ainda mais com a presença de um base como Frank Jackson ao lado que apesar do desastre, tiveram uma boa prestação. No caso do Partizan, o jogo foi arrumado na primeira metade e poucas ou nenhuma conclusão dá para tirar deste jogo que pelo menos ajuda a dar motivação a uma equipa que precisa.
Panathinaikos Athens 78 – 71 FC Bayern Munich
Jogador da Partida: Mathias Lessort
16 PTS 6 RBS 2 AST 0 STL 1 BLK 2 TO 20 PIR
Um jogo perdido pelo lendário Pablo Laso. A insistência em jogar Carsen Edwards, que tem sido terrível nesta época, 0 pontos com 3 perdas de bola neste jogo e não continuar com Francisco que tem sido claramente o melhor base da equipa esta época foi uma decisão que influenciou um jogo que podia ter ido para os alemães. Pior, manteve Bolmaro, que foi fantástico neste jogo (19 pontos!) e que tem assumido a posição de jogador foco desta equipa do Bayern, no banco nos momentos mais decisivos do jogo. Talvez com umas alterações na rotação, o Bayern podia ter saído nesta ronda com 2 vitórias mas deixa fugir esta vitória a uma equipa ainda muito inconsistente do Panathinaikos. Como esperado, ainda se sente muitas dores de crescimento. A falta de química em campo é notável e esperado de uma equipa com 11 jogadores novos mas já se vê melhorias, principalmente no momento de decisão em momentos cruciais. Para além disso, Lessort cada vez mais se assume como dos melhores jogadores da Euroleague e o crescimento continua do ano passado. A energia deste com a defesa que mostra em campo é essencial, ainda mais com a ausência de Sloukas que é o líder em campo e a alma da equipa. Muito positivo também é o crescimento de Eleftherios Mantzoukas que provavelmente não se esperaria ter muitos minutos num plantel ainda com muitos novos nomes e nomes grandes, mostrou uma evolução tremenda esta época e teve um jogo fantástico. Com apenas 20 anos, uma chegada à NBA não é impossível. Uma vitória importante para os gregos que devem arrecadar mais vitórias nas rondas derradeiras enquanto o crescimento ainda é preciso.
AS Monaco 59 – 83 Virtus Bologna
Jogador da Partida: Tornike Shengelia
12 PTS 5 RBS 4 AST 1 STL 0 BLK 1 TO 18 PIR
A surpresa da ronda que a este ritmo deixa de ser surpresa, o AS Monaco perdeu em casa contra o Virtus Bologna. A energia é terrível, a postura em campo é negativa a partir do momento em que entram em campo e a ausência de Jordan Loyd é bem maior do que a que está representada no boxscore. Combinado com mais uma noite em que o lançamento exterior apenas existiu para Mike James, o Monaco parece estar em claro mau momento e tiveram a pior demonstração ofensiva da Euroleague deste ano com apenas 59 pontos e 4/22 da linha de 3 pontos. O Virtus Bologna do outro lado e apesar de ainda ser cedo, mostrou uma energia neste início de época que não se verificava sob a liderança de Scariolo. Lundberg parece estar em forma bem mais cedo do que o esperado e parece outro jogador mas principalmente Shengelia que conseguiu mostrar nestes dois jogos que pode ser a estrela da equipa, o jogador foco que pode construir para ele e para outros, complementando com o tamanho deste e que dá muito boas indicações que está disposto para isso mesmo. Uma vitória muito boa para o Virtus que tem dado muitos bons sinais apesar do despedimento de Scariolo.
Zalgiris Kaunas 79 – 74 Crvena Zvezda Belgrade
Jogador da Partida: Rolands Smits
18 PTS 7 RBS 1 AST 0 STL 0 BLK 0 TO 21 PIR
Mais um jogo para o Zalgiris, mais um jogo decidido nos momentos finais. Ser fã do Zalgiris é isto, mas já contam com 2 vitórias. O frontcourt de Smits e Kevarrius Hayes tem uma química fantástica em que se complementam perfeitamente. A capacidade de leitura de jogo e jogo ofensivo no post de Smits com o físico, presença defensiva e nos ressaltos de Hayes são uma combinação perfeita e o Zalgiris tomou partido de um dos maiores problemas por parte do Crvena Zvezda que é a rotação de big men. Luka Mitrovic continua a ser essencial mas não pode ser a presença principal no post dos sérvios que tiveram quase nenhuma contribuição de Mike Tobey, que continua a ser um enigma em que forma se encontra, Bolomboy ou Simonovic e que dificulta assim a decisão de qual o poste a jogar. O Zalgiris teve 20 ressaltos ofensivos e isso mostra o problema do Crvena Zvezda. De notar que este é dos jogos mais difíceis que qualquer equipa pode jogar, ao jogar na Lituânia e o Crvena Zvezda mostrou uma boa postura mesmo com a ausência de Yago Dos Santos que podia ter contribuido num jogo como este em que Napier foi uma sombra do jogador que foi no último jogo e a possibilidade de trocar com Yago seria importante. Talvez o melhor jogo desta ronda que dá boas indicações para o Zalgiris e que não põe nenhum alarme no Crvena Zvezda.
Olympiacos Paraeus 68 – 77 FC Barcelona
Jogador da Partida: Nicolas Laprovittola
17 PTS 0 RBS 7 AST 0 STL 0 BLK 3 TO 22 PIR
Uma das previsões que parece que vai envelhecer pior de muitos é que o Barcelona não ia estar ao nível do ano passado. Apesar de serem apenas 2 jogos, o Barcelona mostrou um nível muito elevado em que tiveram 57,7% de lançamento de 3 pontos. Laprovittola esteve fantástico como criador principal com grandes passes e uma capacidade de decisão muito boa. Jokubaitis também continua a ser o maestro a vir do banco e claramente a assumir mais responsabilidade este ano e Abrines parece estar de volta como um dos melhores lançadores exteriores da Euroleague em que qualquer espaço que tenha é suficiente para deixar a bola ir parao cesto e esta vitória foi possível sem grande contribuição da estrela maior da equipa, Willy Hernangomez, que não marcou mas também não foi necessário. A derrota também não é alarmanate para o Olympiacos que sentem muito as ausências por lesão, principalmente no backcourt. Thomas Walkup é o único claro organizador de jogo disponível nesta equipa e a falta de Nigel Williams-Goss, McKissic e Sikma são notáveis. Walkup precisaria de um esforço sobrehumano para continuar com a intensidade com que joga durante todos os minutos em que esteve em campo (descansou apenas 4 minutos) devido às ausências e às limitações defensivas do parceiro no backcourt de Isaiah Canaan. Também de notar a falta de um claro substituto para assumir o jogo de Vezenkov. Ainda não é claro se Alec Peters o pode ser, que teve mais um belo jogo ou se Ignas Brazdeikis também pode crescer para esse papel em que dependerá do crescimento interno deste visto o jogo médio que teve nesta ronda. Por fim, destacar mais um jogo positivo por parte de Nikola Milutinov que claramente se assume como o poste principal e das estrelas maiores desta equipa que vai causar muitos estragos nesta época de Euroleague.
Valencia Basket 77 – 74 Fenerbahce Beko
Jogador da Partida: Brandon Davies
18 PTS 3 RBS 3 AST 1 STL 0 BLK 1 TO 21 PIR
Bem, 2 jogos difíceis, duas vitórias para o Valencia Basket contra equipas difíceis mas é complicado ainda depositar esperanças na equipa de La Fonteta. O Valencia jogou bem mas com as lesões que o plantel enfrenta e mesmo a qualidade do plantel não é a maior mas muito desta vantagem veio do esforço nos ressaltos. Houve um esforço tremendo do lado dos ressaltos, onde o Valencia teve 42, 14 deles ofensivos e isso determinou muito o jogo, ainda mais considerando o falhanços por parte do Fenerbahce. Para além de Brandon Davies que fez um belíssimo jogo, Chris Jones continua numa trajetória positiva. O Fenerbahce sai deste jogo talvez com a sensação que deviam e podiam ter ganho. A forma deste início de época do Fenerbahce deixa muito a desejar. As rotações ainda não são claras do lado do fantástico Itoudis, Wilbekin continua a ser ineficiente jogo sim, jogo não ou mesmo o facto de Dyshawn Pierre e Nigel Hayes-Davis ainda estarem a voltar a forma. Pelo menos do lado positivo, existe um claro crescimento de jogo a jogo de Yam Madar que pode vir a ser o base principal no final desta época e Tyler Dorsey teve uma boa exibição que fica manchada pelos falhanços no final do jogo na linha de lance livre. Ainda nada alarmante para os turcos mas ligam algumas luzes de preocupação.
EA7 Emporio Armani Milan vs Maccabi Tel Aviv
A ser jogado 31/10/2023 – adiado devido à situação em Israel.