Rumo ao Draft: Paolo Banchero
O grande draft da NBA é já esta noite, e ao longo do dia de hoje vamos lançar os últimos quatro artigos desta rúbrica, que analisa as maiores promessas que entrarão na liga daqui a umas horas. Neste artigo falarei de Paolo Banchero, o jogador italo-americano que encantou multidões, e está projetado para ser uma das três primeiras escolhas esta noite.
Paolo tem 19 anos e durante esta ano jogou pela prestigiada Universidade de Duke. É um jogador interior, podendo jogar tanto a “Power Foward” como a “Center”. Registou 17.2 pontos, 7.8 ressaltos e 3.2 assistências por jogo, em 39 jogos esta temporada.
Realça-se por ser um jogador interior com características mais modernas, tendo movimentações diferentes do center “clássico”. É um jogador explosivo, atlético e que sabe usar muito bem o corpo para dominar em ambos os lados do terreno. Possui um excelente trabalho de pés e controlo de corpo, conseguindo fazer movimentações que tornam fácil o acesso aos aros adversários. Tem um lançamento consistente, inclusive detrás da linha de três pontos, onde teve média de 33%.
Não existe uma fraqueza específica, apenas espaço para melhorar o seu jogo, especialmente a nível defensivo, onde precisa de melhorar na defesa no perímetro e na proteção junto à tabela.
O seu estilo de jogo é comparado ao de Julius Randle, dos New York Knicks.
Tal como disse no início, Paolo será com certeza uma das três primeiras escolhas esta noite, resta saber qual será o seu destino, Orlando Magic, Oklahoma City Thunder ou Houston Rockets. Na minha opinião, seria para os Rockets o jogador ideal para substituir Christian Wood, e formar um trio interessante junto de Kevin Porter Jr e Jalen Green. No entanto, estamos a falar de três equipas que precisam de um jogador para o jogo interior, portanto não podemos dar palpites, apenas especular até mais logo.