Real sofre surpresa e cai na tabela – resumo do dia Liga ACB.

Valência animou-se com o primeiro jogo do dia.
Burgos X Madrid abria as hostilidades do 3º dia de competição e a surpresa que aí viria não podia ser maior.

San Pablo Burgos 87 X 83 Real Madrid

Depois de dominar o início do 1º período, o Real chegou a fazer um parcial 12-2 a iniciar o jogo. Para responder aos madrilenos, o Burgos aplicaram um parcial de 16-2 em 4 minutos para passarem para a frente.
Depois de domínios intermitentes entre as duas equipas, o Burgos esteve em vantagem durante o 3º período inteiro. O Real bem tentava a aproximação mas a equipa adversária mantinha a sua vantagem pouco a pouco, muito graças à sua eficácia no ressalto e à pouca concentração da equipa de Madrid.
Já no último período o Real voltou à carga com Rudy Fernández, Llull e Carroll e ainda conseguiu empatar por duas vezes mas acabou por deixar a vantagem escapar no final.
Depois da vitória sobre a melhor defesa da liga o Burgos consegue a histórica vitória sobre o Real Madrid, que até então nunca acontecera.
Caso o Real volte a escorregar pode acabar numa posição difícil

MVP: T. McFadden com 18 pontos, 3 assistências e 3 ressaltos.

MoraBanc Andorra 88 X 104 Gran Canaria

Depois de ambas as equipas partirem de derrotas do 1º jogo desta fase final, o Gran Canaria mostrou competência frente à equipa de Andorra, que soma agora a sua 2ª derrota.

Ao iniciar o jogo o Gran Canaria deu-nos um presságio do que iria acontecer.
Parcial de 10-0 para inicar o jogo, 62.5% de eficácia de lançamento de 2 pontos e 3 em 4 lançamentos de 3 concretizados tiraram dúvidas sobre qual seria a corrente que o jogo iria tomar.

No 2º período a história foi a mesma e a equipa das ilhas aplicou um rolo compressor sobre o MoraBanc com um parcial de 14-5 no 2º período, chegando a alcançar +20 pontos de diferença.

Depois do intervalo a equipa de Andorra foi fazendo os esforços possíveis para se aproximar e conseguiu uma boa eficácia durante o 3º período (81.8% de lançamentos de 2 pontos e 60% de 3).

No período final o Andorra tentou aproximar-se mas Cook não deixou e ajudou a manter a vantagem da equipa insular.
Apesar do igual número de lançamentos de ambas as equipas, o Canaria beneficiou do seu bom jogo no paint e do aproveitamento das faltas sofridas (foram 35 lançamentos livres do Canaria contra apenas 18 do Andorra).

MVP: Omar Cook, 21 pontos, 2 ressaltos e 10 assistências.
Destaque também para Bourousis com os seus 19 pontos.

Valencia 89-71 Zaragoza

Para finalizar o dia em grande a equipa da cidade onde se está a jogar a fase final voltou a alcançar a vitória (2 vitórias em 2 jogos).

Depois de uma primeira parte difícil o Valência conseguiu contrariar a linha que o jogo estava a seguir e dominar os últimos dois períodos de forma assustadora.

Com um 1º período relativamente equilibrado o Zaragoza conseguiu chegar ao fim dos primeiros 10 minutos com 5 pontos de vantagem.
O Zaragoza perdeu o primeiro jogo da fase final e precisava de dar o tudo por tudo para não ver as possibilidades de ficar por terra mais perto.
Com o domínio do 2º período o Zaragoza desfrutou de uma boa eficácia de lançamento quer de 3 pontos(55.6%), quer de 2 (66.7%).

A segunda parte parecia estar prestes a contar outra história.
No 3º período o Valência consegue chegar ao empate a 3:15 minutos do fim e termina o período com um parcial de 16-2 (24-10 durante os 10 min).

Na entrada do 4º e último período o jogo manteve-se equilibrado.
O Zaragoza acabou por tentar chegar-se à frente e empatou no seguimento de um parcial 7-0 acabou por perder as forças e sofreu um parcial de 16-0.
O Valência “matou” o jogo e chegou a uma importantíssima vitória frente ao 3º classificado da fase inicial da Liga ACB.
Na próxima jornada a equipa valenciana vai defrontar um dos principais candidatos ao título, o Real Madrid.
Esta vitória deixa assim o Valência respirar e não ficar numa situação demasiado débil caso perca com o Real na próxima segunda-feira.

MVP: M. Tobey com 17 pontos e 11 ressaltos foi fundamental para a vitória do Valência. Tobey foi completamente dominante nos dois lados do campo, sempre a mostrar a sua presença no pintado de forma eficiente e matadora.

Deixe um comentário