Jogador dos Raptors pode ser o próximo JJ Redick

Os shooters lançam, e é isso que este jogador tem vindo a fazer em Toronto esta época começando a ser observado por outras equipas.

Ao vermos os Toronto Raptors a jogar esta época, tem havido um jogador que nos deixa confusos e nos leva a perguntar: “Quem é este gajo?”. Durante esta época, esse jogador tem sido Matt Thomas, que já tinha tido sucesso na Europa e que assinou esta época pela equipa canadiana.

Após vermos alguns jogos de Thomas, deu para vermos que ele pode ser mortífero de 3 pontos. Mas Thomas é muito mais do que apenas um jogador de 3 pontos, o que o aproxima do estilo de jogo de JJ Redick, pois ele consegue lançar de qualquer lado.

Mesmo jogador, corpo diferente

Se olharmos para os locais onde lançam com maior frequência, parece que eles são o mesmo jogador:

  • Frequência de lançamento de Matt Thomas:
    • Perto do cesto: 9%
    • Média-curta distância: 9%
    • Média-longa distância: 18%
    • Triplos: 65%
  • Frequência de lançamento de JJ Redick:
    • Perto do cesto: 9%
    • Média-curta distância: 6%
    • Média-longa distância: 25%
    • Triplos: 61%

É raro estes jogadores penetrarem para o cesto. Aliás, Thomas apenas tentou 6 penetrações para o cesto, concretizando metade delas.

A verdadeira arma é o triplo, em que Matt Thomas tem uma magnífica média de 47% e JJ Redick 46%. Claro que ainda não temos uma grande amostra, mas até os locais de onde lançam são bastante parecidos, pois lançam do canto ou então correm para um bloqueio para terem um lançamento sem oposição.

O estilo de jogo de ambos é bastante parecido, ambos correm de um lado para o outro no campo a aguardar o bloqueio certo para se isolarem e receberem a bola. Thomas ainda terá de melhorar essa vertente, no entanto deverá conseguir pela forma como o plantel dos Raptors está construído.

O próximo passo para Thomas

Parece que Matt Thomas poderá ser um lançador de elite da Liga, mas não tem muitos minutos ainda de jogo. A sua defesa deixa ainda a desejar mas Toronto tem uma defesa bastante capaz que pode esconder essa debilidade de Thomas. Ele estava com média de apenas 9 minutos por jogo mas, com os Playoffs e dependendo das equipas com quem Toronto possa jogar, ele poderá ter mais minutos.

Nick Nurse gosta que as suas equipas defendam bem, mas Thomas traz uma eficácia e espaçamento ofensivo que pode vir a ser muito importante para eles. Se ele for mais utilizado, ele iria atrair muita atenção no perímetro, o que traria mais espaço para Siakam atacar no interior.

Para terminar, Matt Thomas, em 321 minutos esta época, marcou 35 dos 75 triplos que tentou! Segue um vídeo com os 35 triplos marcados.

Rui Leite

Viciado em NBA e adepto dos Sixers desde que um certo baixinho andou lá a espalhar magia.

Deixe uma resposta