Ranking dos 25 melhores PGs da história – 25º a 23º

A posição de base (PG) foi sempre considerada como a posição mais importante numa equipa pois, normalmente, é o jogador que toca primeiro na bola em todas as posses de bola. Um PG é também a extensão do treinador em campo e é o responsável para tomar as decisões e jogadas certas todos os jogos.

Por isso, não é surpresa que alguns dos melhores jogadores da história da NBA tenham sido PGs, com skills que ultrapassam o apenas passar a bola. Especialmente na era moderna, o base não tem apenas de decidir as jogadas mas sim tem de marcar bastantes pontos.

No entanto, ao longo da história desta liga, assistimos a excelentes jogadores desde a primeira vez em que um jogador começou a driblar a bola profissionalmente. Mas como estão ranqueados os bases? Estarão Magic Johnson e Steph Curry no topo da lista, ou algum outro jogador que tenha nascido já com um talento enorme mas sido fustigado por lesões, como Penny Hardaway consegue atingir o topo dos bases?

25. Dennis Johnson

  • Campeonatos: 3
  • Estatísticas: 14.1ppg, 3.9rpg, 5.0 apg, 1.3 spg, 0.6 bpg
  • Honras: MVP Finais 1978-79, 5xAll Star, 9x All Defense Team, 2x All NBA Team, Hall of Famer

Johnson é considerado por muitos um dos melhores bases algumas vezes a jogar na NBA, especialmente em termos defensivos. Ele foi selecionado 9x para as All NBA Defensive Teams e 5x All Star durante a sua carreira.

O que tornou Johnson particularmente eficiente foi o seu estilo de jogo pois era conhecido por atacar o cesto a tentar “tip-ins” ou então usar os seus movimentos como se de um poste se tratasse. Johnson podia também lançar de fora e tinha um QI muito acima da média.

No entanto foi a sua defesa que coloca o Johnson nesta lista dos 25 melhores bases de sempre.

24. Penny Hardaway

  • Campeonatos: 0
  • Estatísticas: 15.2 ppg, 4.5 rpg, 5.0 apg, 1.6 spg, 0.4 bpg
  • Honras: 4x All Star, 3x All NBA Team

Penny Hardaway ficou mais conhecido pela sua excelente parceria com um jovem chamado Shaquille O’Neal. Penny era o pacote completo, pois era um base alto, excelente driblador e passador.

Como um talento puro, Penny deveria estar mais alto nesta lista, mas lesões ajudaram a terminar precocemente a sua carreira, onde já não conseguia atingir os números e a forma que nos tinha habituado. No entanto, estar nesta lista não é por pena, mas sim pelos seus números claramente de All Star.

23. Sidney Moncrief

  • Campenatos: 0
  • Estatísticas: 15.6 ppg, 4.7 rpg, 3.6 apg, 1.2 apg, 0.3 bpg
  • Honras: 5x All Star, 5x All NBA Team, 2x Defense Player of the Year, 5x All-Defensive Selection, Hall of Famer

Moncrief é praticamente conhecido por uma coisa: a sua defesa dominante. Ele foi duas vezes considerado o melhor defensor do ano, algo que apenas jogadores não base conseguiram para além de Moncrief.

Ele conseguia, com a sua defesa, eliminar quase todos os jogadores da história da NBA e durante um jogo inteiro. A sua propensão defensiva e as suas Skill desse lado do jogo devem fazer com que tenha sido o melhor defensor de sempre da NBA na sua posição.

Rui Leite

Viciado em NBA e adepto dos Sixers desde que um certo baixinho andou lá a espalhar magia.

Deixe uma resposta