Valanciunas- uma estrela esquecida em Memphis?

Na NBA por vezes existem jogadores que passam um pouco despercebidos, apesar da enorme qualidade que trazem ao jogo e ao sucesso da sua equipa.

É o caso de Jonas Valanciunas, poste lituano dos Memphis Grizzlies, que chegou a Memphis na época passada, proveniente dos Raptors, onde jogou durante meia dúzia de anos.

A meio da época passada, trocou Toronto por Memphis, e em 19 jogos realizados até ao fim da temporada regular registou uma média de 20 PPG e 10.7 REB, nuns Grizzlies que apenas jogavam para cumprir calendário.

Na viragem da época, os Memphis selecionaram Ja Morant no draft, um base que a equipa tanto necessitava depois da partida de Conley, e o rookie mostrou uma capacidade de liderança e de marcar pontos acima da média, estando inclusive na luta pelo Rookie do ano, a par de Zion. A sua junção com o poste foi uma das supresas desta liga.

Este ano, Valanciunas regista uma média de duplo duplo, com 15 PPG e 11 RPG, em 62 jogos como titular. A sua capacidade de jogo interior, aliada ao bom posicionamento defensivo, mostrou-se uma âncora na afirmação dos Grizzlies na conferência, que têm um excelente registo caseiro esta temporada.

Neste época de 2019/2020, os Grizzlies renasceram, e de certa forma surpreenderam toda a liga. Eram apontados como a pior equipa do Oeste e neste momento encontram-se no 8º posto, na luta para alcançar os playoffs.

Jogadores como Melton, Brooks e J.Jackson, todos provenientes dos últimos 2 drafts, são também jovens talentos a ter em conta para o futuro, e que já assumem um papel de destaque no conjunto do Tennessee.

Neste momento, os Grizzlies mantém uma boa vantagem sobre os seus concorrentes diretos no Oeste, com 8 jogos por jogar:

João Pinto

Licenciado em Direito- Universidade Católica Portuguesa; Apaixonado pelo desporto e pela melhor liga do mundo; Fã dos Boston Celtics desde 2009, desde que um certo trio andou por lá a provocar estragos

Deixe uma resposta