Ranking dos 25 melhores PGs da história – 19º a 17º

A posição de base (PG) foi sempre considerada como a posição mais importante numa equipa pois, normalmente, é o jogador que toca primeiro na bola em todas as posses de bola. Um PG é também a extensão do treinador em campo e é o responsável para tomar as decisões e jogadas certas todos os jogos.

Por isso, não é surpresa que alguns dos melhores jogadores da história da NBA tenham sido PGs, com skills que ultrapassam o apenas passar a bola. Especialmente na era moderna, o base não tem apenas de decidir as jogadas mas sim tem de marcar bastantes pontos.

No entanto, ao longo da história desta liga, assistimos a excelentes jogadores desde a primeira vez em que um jogador começou a driblar a bola profissionalmente. Mas como estão ranqueados os bases?

19. Dave Bing

  • Campeonatos: 0
  • Estatísticas: 20.3 ppg, 3.8 rpg, 6.0 apg, 1.3 spg , 0.2 bpg
  • Honras: 7x All Star, 3x All NBA Team, 1966/67 Rookie of The Year, Melhor Marcardor 1967/68, Hall of Famer

Dave Bing foi um base com um enorme poder ofensivo, que conseguiu ter sucesso tanto dentro como fora do campo. Bing liderou a liga em pontos na sua 2ª época (!!), com média de 27.1 ppg em 67/68 e conseguiu ter uma carreira digna de Hall of Famer apesar de ter sofrido algumas lesões que não permitiram ser tão constante. Um problema na retina de um dos olhos que o levou a ficar parado 2 meses e meio em 71/72 e que levou a ponderar retirar-se, é a mais conhecida.

18. Kevin Johnson

  • Campeonatos: 0
  • Estatísticas: 17.9 ppg, 3.3 rpg, 9.1 apg, 1.5 spg, 0.2 bpg
  • Honras: 3x All Star, 5x All NBA Team, Most Improved Player em 1988/89

Johnson é mais lembrado por fazer parte de uma ótima equipa dos Phoenix Suns que tinham um Charles Barkley. Johnson é daqueles jogadores que tinha tudo para ser um Superstar mas que nunca conseguiu dar o último passo. Ele tinha um talento brutal como organizador de jogo e até como marcador.

Kevin Johnson conseguia marcar em qualquer defensor e teve ótimos números ao longo da sua carreira. Também para mencionar, ele é uma lenda nos Phoenix Suns e um dos melhores de sempre dessa equipa.

17. Damian Lillard

  • Campeonatos: 0
  • Estatísticas: 24.0 ppg, 4.2 rpg, 6.5 apg, 1.0 spg, 0.3 bpg
  • Honras: 5x All Star, 4x All NBA Team, Rookie of the Year 2012/13

O primeiro base da lista que ainda está no ativo. Uma super estrela ofensiva, Damian Lillard é um dos bases com maior talento para lançar e marcar. Ele consegue marcar cestos a mais de 9 metros do cesto com uma facilidade tremenda e pode ser quase indefensável quando entra no ritmo. Aliás, Lillard parece que aquece quando ele quer. Para além do seu tiro exterior, Lillard é também bastante explosivo a atacar o cesto.

Com um enorme e impressionante arsenal ofensivo, Dame Time poderia estar ainda mais acima nesta lista. Mas o grande senão até ao momento na sua carreira é não ter conseguido feito ainda quase nenhum barulho nos Playoffs com os Blazers. Ele conseguiu a época passada atingir as finais da Conferência Oeste, mas só o tempo dirá se ele conseguirá alguma vez atingir as Finais da NBA.

Rui Leite

Viciado em NBA e adepto dos Sixers desde que um certo baixinho andou lá a espalhar magia.

One thought on “Ranking dos 25 melhores PGs da história – 19º a 17º

Deixe uma resposta

<--bit--><--ti-->