Ranking dos 25 melhores PGs da história – 16º a 14º

A posição de base (PG) foi sempre considerada como a posição mais importante numa equipa pois, normalmente, é o jogador que toca primeiro na bola em todas as posses de bola. Um PG é também a extensão do treinador em campo e é o responsável para tomar as decisões e jogadas certas todos os jogos.

Por isso, não é surpresa que alguns dos melhores jogadores da história da NBA tenham sido PGs, com skills que ultrapassam o apenas passar a bola. Especialmente na era moderna, o base não tem apenas de decidir as jogadas mas sim tem de marcar bastantes pontos.

No entanto, ao longo da história desta liga, assistimos a excelentes jogadores desde a primeira vez em que um jogador começou a driblar a bola profissionalmente. Mas como estão ranqueados os bases?

 

16. Kyrie Irving

  • Campeonatos: 1
  • Estatísticas: 22.4 ppg, 3.7 rpg, 5.7 apg, 1.3 spg, 0.4 bpg
  • Honras: 6x All Star, 2x All NBA Team, 2011-2012 Rookie Of The Year

Kyrie Irving é um campeão da NBA, e ele merece algum crédito pelo título ganho em Cleveland em 2016. Mesmo quando fazia par com LeBron James, era Kyrie que normalmente assumia e lançava os cestos mais importantes.

Isto foi evidente no jogo 7 contra os Warriors quando Kyrie marcou no cesto mais importante do jogo sobre Steph Curry para dar o título a Cleveland. Kyrie é também um dos melhores marcadores nesta posição, tem um enorme arsenal em termos de drible e lançamento que o coloca nesta lista dos melhores PG de sempre.

15. Derrick Rose

  • Campeonatos: 0
  • Estatísticas: 18.8 ppg, 3.4 rpg, 5.6 apg, 0.8 spg, 0.3 bpg
  • Honras: 2010-2011 MVP, 3x All-Star, 1x All-NBA Selection, 2008-2009 Rookie Of The Year

É uma pena que Derrick Rose não esteja mais alto nesta lista, pois as lesões roubaram-nos o jogador que foi o mais novo MVP da história da NBA em 2009. Rose tinha tudo, desde velocidade, explosão, lançamento e não tinha medo de assumir nos grandes momentos do jogo.

Rose estaria a caminho de poder estar no Top 5 desta lista se não fossem as lesões. Com a sua vontade e crer, Rose está novamente a um bom nível e esteve perto este ano de voltar a ser All Star.

14. Bob Cousy

  • Campeonatos: 6
  • Estatísticas: 18.4 ppg, 5.2 rpg, 7.5 apg (Steals e Blocks não era contabilizados na altura)
  • Honras: 1956-1957 MVP, 13x All-Star, 12x All-NBA Selection, Hall Of Famer

Bob Cousy é normalmente falado como um jogador que era apaixonante de se ver jogar, que era o All Star original bem como o primeiro a dominar por uns Boston Celtics que tiveram jogadores como Bill Russell e K.C. Jones.

Cousy liderou a liga em assistências por 8 anos consecutivos e foi também um dos melhores marcadores da sua posição. Em suma, Cousy foi, de várias formas, a alma e o coração dos Celtics nesta altura. Cousy conseguiu ser MVP em 1956/57 ao liderar a liga em assistências na época de rookie de Bill Russell.

One thought on “Ranking dos 25 melhores PGs da história – 16º a 14º

Deixe uma resposta