Quem é “Santi” Aldama?

Santiago Aldama Toledo nasceu a 10 de janeiro de 2001 em Las Palmas, Espanha. Pesa 95 kg e mede 2,11 metros, pode jogar na posição de Extremo e Extremo-Poste.
Realizou toda a sua formação como jogador na Canterbury Basketball Academy, apesar de várias propostas para rumar a equipas como Real Madrid, Barcelona e Gran Canaria.

(Em 2016, no escalão sub16, detinha médias de 19 pontos, 5 ressaltos e 4 assistências por jogo no Campeonato Espanhol).

A sua presença nos escalões de formação da Seleção espanhola era assídua, onde no seu último ano, em 2019, conseguiu trazer para casa a medalha de ouro, prémio de 5 ideal e MVP do torneio, com médias assombrosas (18 pontos, 8 ressaltos, 3 assistências, 2 desarmes de lançamento e 2 roubos de bola).


Atualmente representa a equipa universitária Loyola Md Greyhounds inserida na Patriot League. Jogou apenas 10 jogos devido a uma lesão que fez com que perdesse o início da época (perdeu 20 jogos e apenas se estreou em fevereiro).

A situação pandémica pôs fim à sua primeira época, no entanto as suas médias revelaram se interessantes para um Rookie Year: 15 pontos, 8 ressaltos, 2 assistências, 2 desarmes de lançamento e 1 roubo de bola.

Acabou sendo nomeado para o Patriot League All-Rookie Team.

Deixe uma resposta