Que cinco para resolver o problema dos Clippers

Seria injusto e precipitado considerar a chegada de Russell Westbrook aos Los Angeles Clippers como um fracasso após apenas três jogos. Por outro lado, seria mau pensar que os primeiros jogos dele não são no mínimo preocupantes, depois de três derrotas consecutivas que se seguiram à contratação do antigo All-Star e MVP.

Existem algumas estatísticas que fornecem uma observação quase alarmante sobre a mudança operada pela equipa californiana ao trazer Westbrook. Eles estão 0-3 com a sua presença com 62 bolas perdidas nesse período. Para comparação, os Clippers tiveram Terance Mann, um jogador conhecido pelas suas habilidades defensivas, para o cinco inicial a 8 de janeiro. Jogaram 14 partidas com o trio Mann, Kawhi Leonard e Paul George … para 10 vitórias. Com 10,9 TO por jogo, o equivalente ao menor da NBA.

Nos últimos 3 encontros, Mann, Leonard e George jogaram apenas 8 minutos juntos. Este trio que tem um Net Rating de 8,9 em 100 posses nesta temporada! Estes três jogadores precisam de jogar juntos porque trabalham bem juntos. Às vezes é tão simples quanto isso. Eles são complementares e constituem uma base sólida. Exceto que a passagem de Russell Westbrook para o cinco inicial empurrou Terance Mann para o banco.

Esse é justamente um dos pontos que destacamos como um risco potencial antes mesmo da estreia de Westbrook com a sua nova equipa. O base é muito bom e faz as suas estatísticas. Teve 16 pontos, 52% em lançamentos, 44% em três pontos, 5,7 ressaltos, 9,3 assistências e até 2,3 roubos nesta pequena amostra com os Los Angeles. Individualmente, saiu-se bem.

O problema é o equilíbrio. Quando Russ está alinhado com Leonard e George, os Clippers estão a perder por 11,6 pontos em 100 posses. São maus no ataque (106 pontos marcados) e na defesa (118 contra). É por isso que Westbrook talvez tenha de sair do banco, para brilhar com a segunda unidade em torno de jogadores sólidos como Norman Powell, Eric Gordon, Mason Plumlee, Nicolas Batum ou Robert Covington.

Tyronn Lue, que tem um dos planteis mais profundos da NBA, levou 45 jogos para encontrar a rotação certa. Aquela com Mann entre os titulares, com uma função como Marcus Smart. Agora parece que está a testar soluções diferentes novamente na esperança de encontrar uma fórmula que funcione. O tempo de adaptação era obviamente previsível, mas já está no final da temporada. Os playoffs aproximam-se e os Clippers, ao perder partidas, correm o risco de passar pelo play-in. Estão em sexto lugar no Oeste com uma vitória sobre os Dallas Mavericks, sétimo colocados.

É especialmente no final dos jogos que isto coloca mais problemas. As três partidas perdidas foram próximas no resultado. Com uma derrota no prolongamento para os Sacramento Kings, outra após prolongamento para os Denver Nuggets e, uma derrota para os Minnesota Timberwolves. Esta menos desculpável.

Lue tentou vários cincos diferentes para terminar os jogos. Muitas vezes, os Clippers deixavam escapar a vantagem. As rotações têm muito a ver com isso. Lue deve ser capaz de encontrar o cinco ideal para acabar com os adversários em desvantagem.

Uma das escolhas mais lógicas leva ao grupo que venceu os seus oponentes noite após noite nesta temporada. Aquele formado por Leonard e George, claro, com Marcus Morris, Ivica Zubac e Terance Mann. Um cinco que se conhece bem, 142 minutos em comum, e exibe um enorme diferencial de +14,8 em 100 posses. Se não é aquele que termina os jogos, é claramente o melhor cinco titular dos Clippers. Adivinhe quantos minutos este cinco jogou nas últimas 3 partidas? Zero.

Além das estatísticas, vamos pensar na complementaridade do melhor cinco possível para LA, Leonard e George são as duas bases da equipa. Além disso, é importante lembrar que Kawhi não teve nenhuma oportunidade de lançar nos últimos 5 minutos do jogo contra os Timberwolves. Quando os Clippers precisaram de um cesto nos momentos finais, foi… Westbrook quem assumiu a responsabilidade. Seria importante não esquecer a hierarquia nesta equipa. Tudo começa com as duas estrelas.

Ao redor, é preciso defesa e lançamento. Terance Mann, Nicolas Batum e Robert Covington são muito valiosos nestes aspectos do jogo, praticamente não são usados ​​por Tyronn Lue no final do jogo há 3 jogos. Com +66 e +53 respetivamente, Mann e Batum têm o melhor +/- da equipa nos quartos períodos desde o início da época. Eles devem apoiar Kawhi Leonard e Paul George.

No último ponto, pode mudar de uma noite para outra, dependendo da forma do momento. Às vezes, Westbrook, se entender o seu papel. Às vezes, Zubac dependendo do match-up. Covington, Morris, Eric Gordon, Mason Plumlee e Norman Powell também são boas opções. Mas o quarteto citado acima forma um núcleo duro em torno do qual construir.

Eles enfrentarão os Golden State Warriors sem Stephen Curry e Andrew Wiggins na próxima madrugada. Proibido perder para não continuar a descer posições.

Deixe um comentário