Os vencedores e perdedores da troca de Damian Lillard

Damian Lillard foi negociado quarta-feira à noite para os Milwaukee Bucks, num acordo de três equipas com os Portland Trail Blazers e os Phoenix Suns. Ainda muito fresco, analisamos quem ficou em melhor posição depois da troca.

Damian Lillard: vencedor e perdedor

Começamos com o pequeno ponto negativo. Damian Lillard não mudou exatamente para onde queria. Nisto, é sem dúvida um pouco de decepção para ele. Especialmente porque em termos de estilo de vida e clima, Miami não é Milwaukee… Mas, o seu desejo era juntar-se a um candidato e evoluir com outro grande jogador com quem é compatível, estar nos Bucks é uma notícia muito melhor para ele.

Giannis e Dame enfrentam-se há anos e partilham admiração e respeito mútuos. Lillard sempre disse que se pudesse escolher uma estrela para jogar na NBA, seria o Greek Freak. Giannis escolheu o jogador dos Blazers na 1a escolha durante o Draft do All-Star Game de 2023, pouco antes de… Jrue Holiday. Como se costuma dizer, era para ser…

The Blazers: vencedores

O risco de os Blazers verem o seu relacionamento com o jogador mais icónico desde Clyde Drexler, terminar em amargura, era significativo. Ao recusar a troca por Lillard de Miami para permitir que outras equipas fizessem ofertas mais interessantes, Joe Cronin sabia que isso poderia ter consequências para esse relacionamento. Mas, Portland ganhou tudo! Lillard está feliz em chegar a Milwaukee e, à priori, a relação com os Blazers fica boa e, acima de tudo, o acordo em questão parece-nos bastante bom para Portland.

Conseguir Deandre Ayton, que precisava de uma mudança de cenário e é jovem o suficiente para seguir as ambições de médio e longo prazo da organização, é uma jogada muito agradável. O mesmo vale para futuras escolhas (na primeira ronda de 2029 desprotegidas e duas trocas desprotegidos em 2028 e 2030) sempre apreciáveis para construir activos. O bónus é obviamente a inclusão de Jrue Holiday no acordo. Não para mantê-lo, mas para fazer uma nova negociação e recuperar ativos adicionais. Holiday será o jogador mais cobiçado da liga nos próximos dias e os Blazers terão o suficiente para aumentar as apostas.

Voltando ao campo, a reconstrução está em andamento com um núcleo de jogadores com menos de 26 anos (Ayton acabou de completar 25 anos) com considerável talento, Scoot Henderson, Shaedon Sharpe, Anfernee Simons e agora Deandre Ayton. Portland tem muito a construir para virar adequadamente a página Damian Lillard.

Suns: perdedores

Como sabemos, os Suns queriam aliviar a folha salarial e o relacionamento com Deandre Ayton era complicado. No entanto, se a troca tinha de existir, não havia uma oferta melhor? Alguns meses atrás, Indiana estava pronta para libertar Myles Turner e Buddy Hield para conseguir o poste dos Suns…

Passar de Deandre Ayton a Jusuf Nurkic na posição 5, não podemos ver bem a melhoria. A menos que outro movimento traga um poste de nível superior para Phoenix? Difícil de imaginar.

Em termos de profundidade do banco, as chegadas de Grayson Allen e Nassir Little são, no entanto, muito interessantes, especialmente se o segundo conseguir continuar a melhorar. Keon Johnson não temos a certeza se tem a oportunidade de se mostrar no Arizona.

Resumindo, de forma cautelosa, o tempo pode mudar esta opinião.

The Bucks: vencedores, mas…

Ter Giannis Antetokounmpo e incluir um dos 10 ou 15 melhores jogadores é um golpe de mestre. O que Damian Lillard traz ofensivamente é exatamente o que os Bucks estão a perder desde o título em 2021 e os dois jogadores complementam-se perfeitamente. Milwaukee torna-se o n°1 no Este, à frente de Boston.

Onde temos de ter cuidado, Milwaukee ainda perdeu Jrue Holiday. Ofensivamente, Lillard é um gigantesco valor, mas Holiday era a alma defensiva desta equipa e o melhor jogador a enviar numa missão com os grandes nomes adversários. Isto coloca um pouco mais de pressão sobre Khris Middleton e Brook Lopez, dois dos outros três excelentes defensores do grupo treinado por Adrian Griffin com Giannis. Logicamente, os Bucks têm talento defensivo suficiente para que as dificuldades defensivas de Lillard não sejam muito penalizadoras. Também acompanharemos a profundidade dos Bucks, que perdeu Grayson Allen.

The Miami Heat: perdedores

Cuidado, não se diz que os Heat ainda não mudarão as previsões e surpeenderão todos através do grande Jimmy Butler. Aprendemos a não desconsiderar uma equipa de Spo de ânimo leve. Suspeitamos que todos tenham um pouco desilusão em South Beach. Damian Lillard queria claramente vir e foi Milwaukee quem conseguiu. Pior ainda, a estratégia de Miami de não lutar por Lillard e até estavam prontos para esperar por Giannis Antetokountpo pedir uma futura troca. Giannis conseguiu o que queria e tudo indica que estenderá com os Bucks. Os Heat também perderam Gabe Vincent e Max Strus, dois titulares, sem se ter fortalecido significativamente. No papel, não é muito tranquilizador.

Jimmy Butler não escondeu a sua decepção e até falou na NBA investigar uma possível adulteração de Milwaukee…

Shams Charania: perdedor

É certo que durou apenas alguns momentos antes da eliminação do tweet, mas Shams Charania anunciou pela primeira vez a troca de Damian Lillard em direção a… Toronto. Os fãs dos Raptors tiveram 1 minuto de euforia antes de uma queda à realidade, para dar lugar às informações sobre a troca de Woj.

Deandre Ayton: vencedor

Foi dito anteriormente, esta mudança de cenário é exatamente o que Deandre Ayton queria. Certamente existem jogadores talentosos em Portland, mas as responsabilidades, notavelmente ofensivas, que lhe serão confiadas, excederá em muito o que foi planeado para ele em Phoenix, onde o Big Three Booker-Durant-Beal irá dominar. Aparentemente, o seu desejo não era conquistar o título a todo o custo, mas ser mais figura em termos de basquetebol e muito mais no centro de um projeto. Nisso, ele sai vencedor na troca.

Romantismo: perdido

Sonhámos que Damian Lillard imitava John Stockton, Kobe Bryant ou Dirk Nowitzki ao jogar apenas numa equipa na carreira. A decepção já havia começado desde o pedido de troca, mas agora é concreto com esta partida para Milwaukee. Jrue Holiday acabara de reivindicar o amor pelos Bucks, dizendo há 48 horas que queria terminar a carreira em Milwaukee e estava feliz lá. Mas negócios são negócios…

Deixe um comentário