“Ones to Watch 22/23”: DeAndre Ayton

“Ones to Watch 22/23” consiste em analisar ao pormenor um jogador de cada equipa da NBA, que tem muito para provar na temporada que se avizinha. Os jogadores são selecionados conforme a sua situação atual, como por exemplo, um jogador regressado de lesão, um jogador que tem a “obrigação” de se afirmar, um jogador que foi recentemente adquirido, etc. A rúbrica funcionará por ordem alfabética de equipas e será lançada todos os dias até ao começo da temporada.

O verão de DeAndre Ayton foi, no mínimo, atribulado. Após uma temporada em que os Suns se recusavam a oferecer um “max contract” ao jogador, foi preciso serem os Pacers a fazê-lo para que a equipa de Phoenix percebesse que não poderia perder o jogador, e igualar a oferta de 133 milhões que a equipa de Indiana tinha apresentado.

Com o seu “max” conseguido, cai ainda mais pressão em Ayton ,que tem vindo a crescer muito nos últimos anos. O jogador foi “draftado” com a 1ª escolha do draft em 2018, e entretanto elevou o jogo defensivo dos Suns a outro nível, tendo sido dos principais protagonistas da chegada às finais em 2021.

Com médias de 17 pontos e 10 ressaltos a temporada passada, podemos dizer que o jogador fez uma boa temporada, tendo contribuído para o primeiro lugar da equipa na conferência Oeste. Ora, nesta temporada os Suns terão de fazer mais nos playoffs, depois de terem caído perante Doncic e os Dallas Mavericks nas meias finais de conferência, a fim de 7 jogos.

Ayton é um jogador sólido, muito forte fisicamente. No ataque utiliza o seu físico para ganhar vantagem e criar espaços para os colegas, enquanto na defesa é uma autêntica “muralha”. Detém um bom lançamento para um center, assim como boas capacidades de drible. Pode melhorar um pouco mais a nível do passe, algo que seria uma mais valia para os Suns.

Nesta temporada, Ayton terá de demonstrar o seu valor, e justificar o “max contract”, podendo até chegar ao nível de All Star, e afirmar-se como um dos melhores centers da NBA. Ainda para mais depois de todo o “drama” que se sucedeu no Verão.

Vasco Oliveira

Estudante de Ciências da Comunicação com a aspiração de um dia poder trabalhar no mundo da NBA. @vascoliveira8 no Twitter

Deixe uma resposta