“Ones to Watch 22/23”: Christian Wood
“Ones to Watch 22/23” consiste em analisar ao pormenor um jogador de cada equipa da NBA, que tem muito para provar na temporada que se avizinha. Os jogadores são selecionados conforme a sua situação atual, como por exemplo, um jogador regressado de lesão, um jogador que tem a “obrigação” de se afirmar, um jogador que foi recentemente adquirido, etc. A rúbrica funcionará por ordem alfabética de equipas e será lançada todos os dias até ao começo da temporada.
Numa transferência que até se pode dizer que passou um pouco despercebida, Christian Wood mudou-se de Houston para Dallas, e reforçou uma posição carecida por parte de Doncic e companhia. Nesta troca entre texanos, Dallas enviou cinco jogadores em troca dos serviços de Wood, que se tem vindo a afirmar como um “center” diferente nos últimos anos.
Com 26 anos e 2,06 metros de altura, Wood estabeleceu-se em Houston após passagens por Sixers, Hornets, Bucks, Pistons e Pelicans. O jogador teve a sua temporada de afirmação em 2020/21, no “pós Harden”, mas acabou por se lesionar. Na temporada passada conseguiu manter o nível, mas com a chegada de Jalen Green, os Rockets preferiram trocá-lo.
Wood é um center com mais mobilidade, podendo fazer um pouco de tudo em campo. O jogador é rápido e ágil, tendo uma excelente coordenação com o seu tamanho, que lhe permite ser um bom defensor e desarmador de lançamentos. Apresenta bons movimentos no setor ofensivo, sendo um bom criador de oportunidades, com e sem bola. Na temporada passada teve média de 17 pontos e 10 ressaltos por jogo.
A principal razão desta troca é a futura parceria entre Wood e Doncic, que têm tudo para se entender na perfeição. O “playmaking” do esloveno criará muitas oportunidades para Wood, podendo existir alguns “alley hoops”, assim como as boas movimentações de Christian Wood irão criar mais espaço para Doncic agir.