Joel Embiid, o Herdeiro de Hakeem Olajuwon?

Joel Embiid, de 24 anos, tem-se assumido como uma das principais figuras da actual NBA, após uma série de lesões que o fizeram perder quase toda a sua época de rookie, e muitos jogos na sua 2a época, esta época é a confirmação plena do seu estatuto como super-estrela.


Agora que chegamos sensivelmente a meio da época regular, Joel Embiid é dos principais candidatos a MVP, essa candidatura sustenta-se nos seus números espetaculares, ora vejamos: 26.9 PPG, 13.5 rpg, 3.5 apg, 1.9 bpg e 0.6 spg, isto numa média de 33.9 mpg, com um +/- de 5.2, dos mais elevados para jogadores do seu estatuto. Mas o que faz de Embiid tão especial nesta NBA? A resposta é que Embiid sendo um big man, tem um jogo de pés muito acima da média, a fazer lembrar o lendário Hakeem Olajuwon, também Africano, embora tenha jogado pelos EUA, isto aliado a uma excelente capacidade para jogar afastado do cesto, embora seja dominante na área pintada, como compravam os quase 30% de acerto em lançamentos de 3pts, uma grande versatilidade, capaz de ter média de quase 4 assistências por jogo, e last but not least, Embiid é um enorme defensor, sendo candidato a DPOY, fazendo dele um dos postes mais completos, carismáticos e espetaculares da NBA.


Embiid é assim, um discípulo de Hakeem Olajuwon, provando que ainda há espaço na NBA para postes dessa estirpe.

10 das melhores jogadas da (curta) carreira de Joel Embiid

Márcio Dias

Natural e residente do Porto Licenciado em Línguas, literaturas e culturas na FLUP Fã de múscia, cinema e literatura, apaixonado por desporto e em particular por basquetebol

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *