O encaixe de Neemias Queta nos Celtics

Os Boston Celtics contrataram Neemias Queta para o seu último contrato “two-way” disponível, depois de se ter tornado agente livre disponível no início desta semana, após dispensa dos Sacramento Kings.  O jogador português vai assim mudar-se para a costa Este dos Estados Unidos. O contrato permitirá rodar entre a NBA e a G League, neste caso entre os Boston Celtics e os Maine Celtics.

Queta foi escolhido na segunda ronda do Draft da NBA de 2021 pelos Kings, 39º posição, tornando-se no primeiro jogador português a jogar na NBA. Passou a maior parte dos últimos dois anos na G League com os Stockton Kings e tendo disputado 20 jogos na NBA desde 2021, mas destacou-se na G League. Perante as várias opções dos Kings para esta posição, Neemias Queta deixou de ser aposta futura.

Os Celtics deram-lhe este contrato two-way, apesar de terem uma vaga em aberto no plantel. Queta é mais uma opção para poste, posição ocupada normalmente por Robert Williams, propenso a lesões, um Al Horford já com 37 anos que irá ter a utilização gerida, Luke Kornet com um contrato não garantido, Kristaps Porzingis que falhou o último mundial devido a lesão, e eventualmente o veterano Blake Griffin.

Assiste a TODOS os jogos da NBA e LPB e ganha uma Aposta Grátis até 50€. Regista-te no Banner para teres acesso a todas estas vantagens.

Perante todas as opções, depois do campo de treinos com todos saudáveis, Queta deverá começar na Gleague, mas não será surpresa ver Boston a colocar Queta com frequência nesta temporada face a possíveis ausências destes jogadores. A sua qualidade defensiva encaixa no que os Celtics esperam nesta posição. Queta foi duas vezes Jogador Defensivo do Ano em Utah State e fez parte da equipa defensiva da G League no ano passado. 

Para além de fazer parte da All NBA GLeague First Team, ao ser um dos cinco melhores jogadores da G League no ano passado.

Surge agora um novo desafio para Neemias Queta, que terá um novo ambiente e uma nova equipa para se continuar a desenvolver, mas também terá de mostrar que pode ajudar a equipa. A sua influencia no campo de treinos será importante para Brad Stevens avaliar de que modo pode encaixar nesta versão dos Celtics.

Deixe um comentário