O dia em que Allen Iverson chorou com adversário
Mesmo antes de chegar à NBA, Allen Iverson foi um dos jogadores mais intrigantes da sua geração. Com a sua altura, havia muitas dúvidas sobre a sua capacidade de ter sucesso na grande liga. Mas a escolha nº1 do Draft de 1996 silenciou os céticos desde o início. No seu primeiro jogo, The Answer marcou 30 pontos (e 6 assistências) perante os Milwaukee Bucks, que não esperavam tal fenómeno.
Apesar de algumas dificuldades, Allen Iverson surpreendeu desde o início. Foi eleito o rookie do ano, terminando o seu primeiro ano com 23,5 pontos, 4,1 ressaltos, 7,5 assistências e 2,1 roubos de bola.
No entanto, a sua temporada de estreia nem sempre foi fácil. Ele ainda se recorda de um jogo contra uma verdadeira lenda da NBA dos anos 90, Kevin Johnson. Hoje, poucas pessoas se lembram do quão forte era o base atlético dos Phoenix Suns. Allen Iverson recorda-se disso.
No excelente podcast de Darius Miles e Quentin Richardson, contou como Kevin Johnson o dominou, durante uma partida da sua temporada de estreia.
“Eu lembro-me, eu era um rookie e ninguém me tinha dado uma tareia antes. Na verdade, isso nunca tinha acontecido comigo. Jogámos contra os Phoenix Suns e Kevin Johnson deu-me 39, 9 e 9. E não se trata de habilidade atlética ou algo assim. Ele era muito mais esperto do que eu, só sabia jogar. Eu era como um cãozinho.
Lembro-me de Mo Cheeks a dizer-me depois da partida ‘um dia AI, és tu quem vai dar 39, 9 e 9 para alguém. E eu estava a chorar muito no balneário. Eu nunca tinha sido derrotado assim. É algo que sempre lembrarei, mas que me ajudou no meu desenvolvimento, para ser e me tornar quem sou”.
Este episódio, de Kevin Johnson, permite recordar o nível impressionante daquele que mais tarde se tornaria presidente da cidade de Sacramento.