NBA Europa: O que é e como poderá funcionar
A NBA está cada vez mais próxima de concretizar um dos seus projetos mais ambiciosos: a criação da NBA Europa, uma nova liga que promete competir diretamente com a Euroliga. Segundo diversas fontes, a liga norte-americana já identificou clubes históricos do basquetebol europeu como potenciais membros fundadores e até gigantes do futebol manifestaram interesse em entrar no projeto.
Clubes Europeus na Mira da NBA
De acordo com The Athletic, quatro equipas da Euroliga estão a ser monitorizadas pela NBA como candidatas a integrar a NBA Europa:
• Real Madrid (Espanha)
• FC Barcelona (Espanha)
• LDLC ASVEL Villeurbanne (França)
• Fenerbahçe Istanbul (Turquia)
Além disso, o Paris Saint-Germain (PSG) confirmou o seu interesse oficial, podendo criar uma equipa de raiz ou adquirir um clube já existente, como o Paris Basketball.
Como Vai Funcionar a NBA Europa?
O modelo da NBA Europa ainda está a ser definido, mas os relatórios apontam para duas possibilidades:
1. Liga com 16 equipas – Incluindo clubes da Euroliga, novas franquias e equipas que poderiam entrar via competições nacionais ou a Basketball Champions League.
2. Liga com 8 a 10 equipas – Franchises seriam vendidas em mercados estratégicos como Londres e Paris, com cada vaga avaliada em 500 milhões de dólares.
A NBA pretende deter 50% da liga, enquanto os proprietários das equipas ficariam com a outra metade. Os investidores europeus terão prioridade, especialmente aqueles já envolvidos no basquetebol.
Possíveis Primeiras Franquias
A NBA já estabeleceu contacto com o Manchester City e o PSG, que estão a ser considerados para duas das primeiras dez vagas disponíveis. Além disso, o ex-jogador Tony Parker está em negociações para que o ASVEL/Lyon abandone a Euroliga e integre a NBA Europa.
Impacto da NBA Europa
A expectativa da NBA é gerar 3 mil milhões de dólares por temporada com esta expansão. Com a entrada de marcas fortes como o Real Madrid, PSG e Manchester City, a liga pretende atrair grandes audiências e patrocinadores globais.
A aprovação oficial do projeto pelos 30 proprietários da NBA está iminente, e se tudo correr como planeado, a NBA Europa pode arrancar já em 2026 ou 2027. Esta pode ser a maior revolução do basquetebol europeu em décadas.