Mery Andrade faz história, entra na NBA
A portuguesa Mery Andrade continua a fazer história no basquetebol português, desta vez ao entrar no elenco da equipa técnica dos Toronto Raptors, liderada por Darko Rajakovic. O treinador sérvio é conhecido pelo seu desenvolvimento de jogadores, esta tem sido uma área onde Mery se tem destacado, tendo passado os últimos quatro anos na equipa afiliada dos New Orleans Pelicans na GLeague.
“Este é o realizar de parte de um sonho, algo que tem sido um objetivo desde que abracei a atividade de treinadora. No início queria treinar ao mais alto nível, mas depois percebi que esse patamar mais alto que queria conquistar era a NBA”, afirmou Mery em entrevista à Federação Portuguesa de Basquetebol.
“Eu já me encontrava na equipa da G-League dos New Orleans Pelicans há quatro anos, nos Birmingham Squadron. Ao longo do último ano já tinham existido algumas conversas de que talvez já estivesse no momento de dar o salto, ainda falei com os Pelicans sobre uma eventual posição de “two-way”. Depois com o passar do ano fui percebendo de que realmente estava na hora de dar esse salto”, acrescentou.
“Os Boston Celtics pediram permissão aos Pelicans para eu poder fazer a Summer League com eles porque estavam interessados em oferecer-me uma posição. Fiz a Summer League e no último dia os Toronto Raptors falaram comigo, tive uma entrevista com o treinador principal e com o general manager, e depois ficou decidido que iria integrar a equipa”.
“Penso que é uma escolha de carreira que eu quero e para a qual estou desejosa de começar. Um grupo novo, cheio de potencial, é o que nós treinadores queremos!”.
“A minha experiência na G-League é algo que acho que vai dar frutos, não apenas na NBA mas ao longo da minha carreira. Trata-se de uma liga “para os jogadores” e isso obriga-nos a olhar para o atleta que temos à frente e perceber quem é dentro e fora de campo e perceber como retirar e concretizar o seu potencial”, explica.

“Este não é o sonho completo, é apenas parte dele. Agora é aproveitar e celebrar durante um curto período, mas depois mudar o chip e focar na oportunidade de trabalhar, evoluir e continuar a crescer.”
Depois de 5 anos na WNBA e 11 a nível internacional como jogadora, Mery Andrade seguiu a carreira de treinadora, conseguindo alcançar agora a sua primeira experiência na NBA.