Lakers e Pelicans disputam vaga “envenenada” nos playoffs
Arranca hoje o torneio “Play-in”, onde são definidos os últimos classificados para os playoffs da NBA, através de alguns jogos entre 7º,8º,9º e 10º classificados. No dia da conferência Oeste, Los Angeles Lakers e New Orleans Pelicans dão o “lançamento de saída”, na luta por uma vaga na primeira ronda frente aos campeões em título, Denver Nuggets.
Os Pelicans realizaram uma temporada sólida, com um registo de 49 vitórias e 33 derrotas, terminando no sétimo lugar da conferência Oeste. A turma de Nova Orleães foi liderada por Zion Williamson, Brandon Ingram e CJ McCollum, todos com média superior a 20 pontos por jogo. A equipa conta ainda com outras peças importantes, como Trey Murphy, Herbert Jones e Jonas Valanciunas. O conjunto igualou o segundo melhor “record” da história do franchise, provando que o projeto que tem sido desenvolvido nos últimos anos está finalmente a dar frutos.
Quanto aos Lakers, a equipa de Los Angeles conseguiu terminar a temporada com um registo superior ao da época transata, terminando com 47 vitórias e 35 derrotas. Apesar de serem sempre colocadas elevadas expetativas nos “Purple and Gold”, a forte competividade na conferência Oeste não permitiu uma classificação direta para os playoffs. Aos 39 anos, LeBron James continua a encantar o mundo da NBA, terminando como principal marcador da equipa (média de 25.7 pontos por jogo), enquanto Anthony Davis e D´Angelo Russell também se foram revelando importantes ao longo da temporada.
Em quatro confrontos esta temporada entre as duas equipas, os Lakers venceram por três ocasiões. Na noite de hoje, os Pelicans partem em vantagem com o fator casa, mas o pedigree competitivo dos Lakers provou-se muito forte na fase decisiva da temporada passada, caindo apenas perante os Denver Nuggets. A equipa californiana pode beneficiar da experiência para operar uma vitória esta noite e carimbar a passagem aos playoffs, no entanto, é também uma oportunidade excelente para os Pelicans demonstrarem que já detêm maturidade e capacidade de competição, após 6 anos sem alcançar a fase final da época.
Lembrar que a equipa que carimbar hoje o passaporte para os playoffs irá enfrentar os Denver Nuggets na primeira ronda, a equipa campeã em título. Um confronto nada apetecível a qualquer equipa, mas que para os Lakers poderia ser uma oportunidade de “vingança”, após a eliminação do ano passado. A equipa que sair derrotada do jogo de hoje irá jogar novo jogo frente ao vencedor do embate entre Warriors e Kings, para defrontar os Oklahoma City Thunder nos playoffs.