Jogadores que abandonaram cedo de mais – 6. Ralph Sampson

Durante 15 dias vamos retratar 15 jogadores que de uma maneira ou de outra deixaram a NBA. Alguns por lesões, outros por factores externos ao que diz respeito ao basquetebol.

  • Anos: 1983–1995
  • Pontos: 15.4 por jogo
  • Rebounds: 8.8 por jogo
  • TS%: 51.8%
  • Win Shares: 20.1
  • VORP: 5.0

Provavelmente um dos melhores prospects em termos universitários e de secundário da NBA, Sampson foi capa da Sports Illustrator 6 vezes entre 1989 e 1983 bem antes de entrar na NBA.

Assim sendo, no draft de 1983 os Rockets não perderam tempo e decidiram draftar Ralph Sampson com a primeira pick.

Desde o inicio se viu o potencial tremendo de Ralph Sampson e este não tardou a demonstrar realizando assim uma época de Rookie monstruosa, 21 pontos por jogo, 11.1 ressaltos, foi all-star no seu primeiro ano e ainda nomeado Rookie do Ano. Contudo, apesar de Sampson ter realizado uma grande época, os Rockets eram terríveis e acabaram com um recorde de 29-53 que lhes valeu a primeira pick no draft de 1984 onde draftaram Hakeem Olajuwon. Juntos formaram a dupla conhecida como as “Torre Gémeas”.

Assim sendo, com um dos melhores frontcourts da NBA, Sampson e Olajuwon fizeram uma época incrível. Ambos são nomeados All-Star e Sampson com 24 pontos e 10 ressaltos vence mesmo o MVP do jogo dos All-Star. Nessa época os Rockets venceram mais 19 jogos que a época passada e foram aos playoffs pela primeira vez em 3 épocas, onde acabam eliminado pelos Jazz em 5 jogos.

No ano seguinte, Sampson e Olajuwon continuaram as boas exibições. Assim sendo ficaram no topo da divisão Midwest e qualificaram-se para os playoffs com um recorde de 51-31. Na primeira ronda limparam os Kings, de seguida defrontaram uns Denver Nuggets de Alex English que apesar de serem um osso duro de roer la os conseguiram eliminar, 4-2. Na final da conferência defrontaram os campeões da NBA LA Lakers. Numa série marcada com muita emoção, fica para a memoria o jogo 5. Com o jogo empatado a 112 e com Olajuwon de fora por ter sido expulso com apenas um segundo no relogio Sampson atira para o cesto dando a vitória aos Rockets. Veja o video.

Com a esta vitória no jogo 5, os Rockets chocaram o mundo e eliminaram os favoritos LA Lakers.

Na final defrontam os Boston Celtics onde saem derrotados 4-2. Contudo, esta final não foi muito conseguida por Sampson, que por varias vezes se meteu em problemas de faltas e no jogo 5 acabou mesmo por ser expulso.

Nas duas épocas seguintes as lesões de Sampson afastaram-no da equipa assim sendo os Rockets decidiram trocar Sampson para os Golden State Warrios. A partir deste momento Sampson nunca mais consegui jogar uma época completa devido a problemas nos joelhos e nas costas. Ainda jogou em Sacramento e em Washington mas nada de memoravel.

Apesar de tudo Ralph Sampson deixa um dos maiores e se?? Da história da NBA. Se nunca se tivesse lesionado será que ele e Olajuwon não formariam uma nova dinastia na NBA?

Aqui ficam os seus melhores momentos

Deixe uma resposta