Joel Embiid, longe de MVP pode ser benéfico
Joel Embiid encontra-se um pouco fora da narrativa de MVP nesta temporada. Pode ser injusto, já que o poste do Sixers tem média de 33,2 pontos e 9,8 ressaltos com 63,4% de lançamentos, e a sua equipa está a subir na classificação. Por outro lado, o que talvez fosse um pouco menos esperado apesar do seu perfil de jogador, é que já se começa a falar dele para o título de jogador defensivo do ano.
Depois de um início muito lento coletivamente e algumas ausências, os Sixers agora podem contar com um Joel Embiid tanto na luta para ser o melhor marcador da NBA quanto no topo da classificação defensiva. Se não conhecem esta estatística, ilustra o número de pontos por 100 posses que uma equipa concede quando o jogador em questão está em campo. Embiid, com 105,5, lidera com Jarrett Allen, Steven Adams, Giannis Antetokounmpo e Evan Mobley, todos integrantes de equipas que dão muito trabalho aos adversários defensivamente.

Pela sua simples presença, somada às suas qualidades na proteção do círculo, Embiid faz de Philadelphia uma equipa muito mais forte na defesa do que parece. E quando sabemos que o camaronês costuma subir um degrau nesta área quando chegam os playoffs, tudo isto permanece encorajador para os Sixers. Evoluir um pouco fora dos holofotes, pode ser a melhor coisa para Joel Embiid e Philadelphia.
Atualmente, entre as casas de apostas americanas, o interior All-Star não é um dos quatro jogadores favoritos para suceder a Marcus Smart. É atualmente precedido por Brook Lopez, Jaren Jackson Jr e Giannis Antetokounmpo.