Jerry West – o executivo de quem se fala
Jerry West é sem dúvida uma das figuras mais importante da história da NBA. O Mr. Logo, um dos melhores jogadores de sempre da liga, para além de ter sido um jogador fenomenal conseguiu manter-se bem sucedido em outras competências do jogo, seja como treinador, olheiro ou dirigente.
Neste momento é o principal responsável pelo grande projecto que os Los Angeles Clippers apresentam, Clippers que são rivais da sua ex-equipa, os Lakers.
Jerry West já tinha sido fundamental em fazer dos Lakers uma dinastia em 2 ocasiões diferentes, na década de 80, no tempo do Showtime Lakers de Magic Johnson e Kareem Abdul Jabbar, e no final do milénio, quando após trazer Shaquille O’Neal e ter adquirido Kobe Bryant após o Draft de 96, trouxe o treinador então 6× campeão Phil Jackson, que resultaria em mais 5 títulos, 3 deles consecutivos, de 2000 a 2002.
Após a saída dos Lakers para os Grizzlies em 2002, West abandonou os cargos executivos até 2011, quando aceitou juntar-se a outra equipa Californiana, os Golden State Warriors, o resultado todos sabem, com os Warriors a serem a nova equipa dominante na NBA, e West com mais 2 títulos, os de 2015 e 2017, no currículo enquanto executivo.
Desde Junho de 2017 que Jerry West tem estado empenhado em fazer história pelos Los Angeles Clippers, conseguindo montar uma equipa muito equilibrada, mantendo no cargo Doc Rivers, um dos melhores treinadores da NBA, e conseguindo trazer o que parecia faltar aos Clippers para dar o passo em frente, super-estrelas, com a fantástica aquisição de Kawhi Leonard e Paul George, dois dos melhores jogadores do Mundo, para além de jogadores com ainda vários anos de carreira, e com vontade de vencer.
A Jerry West só lhe falta mesmo esse desafio, de conseguir como executivo ajudar a criar uma nova dinastia numa equipa que nunca foi campeã, e que terá muitos rivais na cada vez mais competitiva conferência Oeste.
Só o tempo dirá se foi bem-sucedido nesta sua última missão, mas o que é certo é que o mérito de ser um dos melhores executivos de sempre e de ter a chave para o sucesso ninguém tira a Jerry West, o eterno Mr. Logo.