Culpa não foi apenas de Westbrook
Darvin Ham, o novo treinador dos Los Angeles Lakers, está ciente do desafio que enfrenta. Espera-se que leve uma equipa que perdeu os playoffs para o título. Apesar do ceticismo em torno de Russell Westbrook, a dececionante temporada dos Lakers é, acima de tudo, uma questão das circunstâncias, segundo ele.
“Todos nós tivemos anos em que poderíamos ter feito melhor e as circunstâncias não foram favoráveis. Acho que todos sabem que tipo de ano os Lakers tiveram no ano passado “, disse para a ESPN.
Desde a sua chegada, Darvin Ham demonstrou sempre confiança em Westbrook. Está a contar com o jogador para fazer a diferença no próximo ano. Assim, luta contra a ideia de que o fracasso dos Lakers é totalmente culpa dele.
“Não foi apenas culpa de Russell Westbrook. Aqueles três (Westbrook, LeBron James e Anthony Davis) só conseguiram jogar 22 jogos juntos no total. Numa temporada de 82 jogos. Vários jogadores do plantel, essenciais para a rotação, tiveram diferentes lesões, Russ teve de assumir alguma carga e tiveram de contratar alguns jogadores da G League. Havia COVID, pessoas no protocolo de saúde. Assim, deixar tudo isto ser colocado só em Russ é um pouco injusto”, disse Ham indignado.
O ex-MVP passou a temporada a ser criticado pelas suas atuações. Westbrook teve uma média de 18,5 pontos, 7,4 ressaltos e 7,1 assistências por jogo, apenas 44,4% de lançamentos e 29,8% de três pontos para os Lakers. Estatísticas longe dos melhores anos em Oklahoma City.
Não é por acaso que o treinador especifica que não é “só” culpa dele. Porque é óbvio que ele tem uma parcela significativa de responsabilidade. Com a confiança do seu novo treinador, Westbrook conseguirá fazer melhor?