Análise Estatística – Qual foi o base que realizou a melhor época da última década?

Para fazermos a análise da última década, escolheram-se 10 bases que durante esta época estiveram presentes pelo menos uma vez numa NBA All-Team selection (1ª, 2ª e 3ª).

Comparação de uma época

Depois de escolhido os jogadores, escolheu-se a melhor época realizada por cada jogador. De seguida, usou-se a formula usada em https://www.nbaportugal.com/mvp-analise-matematica-sera-que-steve-nash-mereceu-ganhar-o-mvp-em-2006/ para calcular a melhor performance tanto pessoal como individual. O único acerto feito foi acrescentar mudar o factor turnovers para 1,5*turnovers, visto que nos base os turnovers geralmente, têm mais peso no resultado da equipa que as faltas pessoais.

Deste quadro podemos ver que a época de Curry em 20015-16 foi a melhor a nível colectivo enquanto que a de Kemba Walker foi a pior, o que seria de esperar visto que os Hornets nunca conseguiram grandes resultados na época regular.

Em termos individuais ninguém tinha dúvidas que a época do primeiro triplo duplo fosse a melhor, visto que aqui tivemos em conta todos os stats de um jogador. A pior individual foi a de Tony Parker que já estava na fase final da carreira.

Outro facto curioso é a comparação da melhor época de Kyrie Irving com a melhor época de Isaiah Thomas. Ambos ao serviço dos Celtics. Podemos aqui ver que tanto a nivel coletivo, como a nível individual a época de Thomas foi superior. Se em termos individuais foi equilibrado, em termos coletivos a comparação nem é justa. Assim fica a pergunta: Será que se Isaiah Thomas não se lesiona-se os Boston teriam-no trocado por Kyrie?

Comparação de 7 épocas

Damian Lillard de todos estes foi o que entrou na NBA mais tarde e de momento só leva 8 épocas debaixo do seu cinto. Assim sendo, para comparar quem foi uma melhor base da década escolhemos apenas 8 épocas de cada jogador entre 2010-2019. Neste caso e como muitos jogadores jogaram em múltiplas equipas no mesmo ano, consideramos apenas a performance individual

Podemos assim ver:

  • Jogos: Lilard
  • Pontos: Curry
  • Assistências: Westbrook
  • Rebounds: Westbrook
  • Steals: Paul
  • Blocks: Wall
  • Turnovers: Westbrook
  • Faltas: Lowry
  • Melhor TS%: Curry

No final calculou-se o Total da mesma maneira que se calculou a performance individual. Para ter uma ideia melhor do realizado por cada um dividiu-se pelo número de jogos realizados para termos uma ideia de uma amostra real.

Assim sendo no final, temos que o Base com melhor rating foi Westbrook e o pior Tony Parker (sem surpresa mais uma vez), surpreendentemente (ou não) Chris Paul aparece em segundo à frente de Curry.

Performance dos 7 melhores durante 7 épocas (equipa + individual)

Agora pegamos nos 7 melhores da tabela anterior (pegamos neste porque o Parker estava no final de carreira, o Walker nunca jogou numa equipa de playoff de 2010-2019 e tanto o rose como o thomas saltaram de equipas na mesma época) e fomos ver quem era o melhor se contarmos a influencia da equipa, o Calculo é similar ao da performance final da tabela 1 neste caso a ligeira diferença é que

PF=0,5*Total/nºjogos + 0,5*Contribuição Equipa

Neste caso se contarmos a contribuição da equipa vemos que Curry leva a melhore Wall fecha o top 7. De notar que o 2º Melhor impacto qualitativo é de Paul, contudo Westbrook ganha no impacto da equipa porque tem mais toques por 100 posses que Paul. Durante os últimos anos da sua carreira Westbrook era o jogador que dominava a ofensiva completa de OKC.

Assim sendo qual seria a melhor escolha para base da década?

Esta pergunta pode ter muitas respostas. Se olharmos apenas para a performance individual de alguém Westbrook ganha. Se tivermos em conta a equipa o vencedor é Curry. No que toca à regularidade consoante o numero de toques que tem Paul é o melhor.

Por isso a minha escolha vai para ou Curry ou Paul. Penso que Curry não é preciso argumentar visto que ele fica em primeiro tanto em performance de uma época como na performance coletiva+individual. No caso de Paul, a sua performance Individual está em 4º e o seu impacto qualitativo fica em segundo atrás apenas de Curry. No geral das 8 épocas vemos que Paul é quem tem menos Turnovers e Menos Faltas e tem um grande número de Steals bem como de Assistências. Assim sendo se esta era a minha escolha para melhor base da década, sem tirar mérito a Westbrook claro.

E para ti quem foi o melhor base desta ultima década?

Deixe uma resposta