A nova regra de lances livres em teste

A G League, liga de desenvolvimento da NBA, vai testar esta temporada uma nova regra para os lances livres. Basicamente a nova regra consiste em passar a haver apenas um lançamento a cada falta cometida. Ou seja, se a falta for cometida num lançamento de triplo, o jogador tem direito a um único lance livre a valer 3 pontos, se o jogador sofrer uma falta de lançamento de dois pontos, um único lance livre a valer dois pontos. Já em caso de falta e cesto, a regra permanece igual: um lance livre valendo um ponto.

Esta regra vem no seguimento da regra dos 14 segundos após ressaltos ofensivos implementada na época passada. O objetivo da liga é aumentar o ritmo das partidas e diminuir o tempo de duração dos jogos para menos de duas horas.

Atualmente, a média de duração de um jogo da G League é de duas horas e cinco minutos, e os players televisivos ambicionam que os jogos tenham menos de duas horas, facto que terá também pesado na decisão.

Ainda assim, a mudança não é integral: nos últimos dois minutos do tempo regulamentar e do prolongamento, regressam as regras antigas. A intenções dos responsáveis da G-League é testar o funcionamento desta regra durante duas épocas e, eventualmente, transitá-la para a NBA.

Deixe um comentário