19/20 – Início de ano para os Portugueses na NCAA

Ao iniciar 2020, são atualmente três portugueses a competir na NCAA nesta temporada, com Diogo Brito (4ª época), Neemias Queta (2ª época) e Hugo Ferreira (1ª época).

Começando pelo estreante Hugo Ferreira, 18 anos, 1,85m de altura, Base, natural de Vila Nova de Gaia, compete no estado de Ohio pelos Cleveland State Vikings. O base foi um elemento em destaque este Verão na seleção nacional no Euro Sub-18 (Divisão B), terminando com um excelente 6º lugar. Na temporada passada atuou ao serviço do Vasco da Gama na Proliga. Este ano participou em todos os 16 jogos (três de início) dos Cleveland State, com uma média de 17min por jogo, pelo que está a ter uma participação ativa no campeonato. No jogo de ontem, o seu terceiro a titular, teve uma participação modesta, apenas jogou nove minutos.

Diogo Brito, 22 anos, 1,98m de altura, Base, natural de Povoa de Varzim, joga nos Utah State Aggies. Diogo apostou numa ida para os Estados Unidos, para preparar uma eventual entrada na universidade. Deu resultados, tendo vários convites de universidades optou por Utah State. A época actual está a ser a sua melhor época em termos de estatística, Tem jogado 27min por jogo, na época passada e nesta tem brilhado na função de sexto jogador pelos Aggies, tendo chegado no ano passado chegaram ao March Madness.

Neemias Queta, 19 anos, 2,11 metros de altura, Poste, natural do Barreiro, é colega de equipa de Diogo Brito. Formado no Barreirense e passagem pelo Benfica B, aceitou o convite de Utah. É o jogador português mais promissor da sua geração, que poderá chegar à NBA. Para isso, muito contribuiu a época passada, em 35 jogos, teve médias de 11,8 pontos, 8,9 ressaltos, 2,4 desarmes de lançamento e 1,6 assistências. Eleito o melhor defesa da temporada e o melhor caloiro do torneio da conferência ‘Mountain West’, onde jogam os Aggies. Esta época tem sido marcada pelas ausências, primeiro pela lesão ao serviço da selecção sub-20. Falhou o início de época, tendo regressado em Dezembro, e voltou a lesionar-se ao quarto encontro. Regressou ontem, com o seu primeiro duplo-duplo da época (15pts e 14 res). Ainda faltam muitos jogos para o final da época, esperamos que consiga demonstrar os atributos.

Deixe uma resposta