Chicago já arranjou um “Kobe” para substituir Lavine

Não, não estamos a falar do grande Kobe Bryant, mas sim de Coby White. O atual base dos Chicago Bulls não tem andado a dar cartas, mas sim baralhos inteiros aos defesas contrários, algo que a equipa necessitava urgentemente, após a lesão de Zach Lavine. E com os recentes rumores sobre uma potencial troca de Lavine, é de se acreditar que o astro nem tão pouco volte à rotação.

A organização de Chicago tem andado com problemas atrás de problemas nos últimos anos. Desde a troca de Jimmy Butler para os Timberwolves, os Bulls nunca conseguiram criar uma equipa que conseguisse impor respeito nos rivais, e, quando conseguiram, as lesões bateram à porta e estragaram tudo.

A lesão duradora e misteriosa de Lonzo Ball, a idade já avançada de DeRozan e Vučević e a insatisfação de Zach Lavine, são os grandes problemas da organização. No entanto, surgiu do nada, a arrebentar com tudo, um “miúdo” que já ninguém ligava, Coby White. White foi escolhido na 7ª escolha do Draft de 2019 pelos Bulls, numa altura de reconstrução na franquia. Não teve números de nos fazer saltar do sofá, mas demonstrava potencial para o futuro.

White continuou a sua caminhada, e na temporada 21-22, tudo mudou. As entradas de Lonzo Ball e DeMar DeRozan foram revolucionárias, levando os Bulls ao topo da NBA por um certo período de tempo, onde Coby White aceitou um papel mais reservado, sendo o sexto homem da equipa.

O tempo passou e White continuou na mesma. Tinha bons jogos aqui e ali, mas não passava daí, sendo até referido, como um jogador inconsistente. Mas esta temporada veio mudar essa narrativa, desta vez, para o melhor. 26 pontos, 7 assistências e 6 ressaltos por jogo. São estas as médias de Coby nos últimos seis jogos, e, como se isso não bastasse, White tem executado tudo com grande eficácia, com 52.9% de aproveitamento nos lançamentos totais e 48.1% nos triplos. Vale apontar que o base tentou, em média, 9 triplos por jogo nas últimas seis partidas, sendo o mais eficaz da liga no processo.

Estatísticas de Coby White na vitória dos Bulls frente aos 76ers

Com este enorme salto de White, é muito dificíl ver um futuro onde Lavine fica com o seu lugar, já que, neste momento, White acaba por fazer tudo o que Lavine faz, só que melhor. White é o melhor defensor e o melhor criador, fazendo mais assistências do que Zach, dando menos turnovers.

Coby White, desde a lesão de Lavine, tem em média 7 assistências e 1.4 turnovers por jogo, tendo um rácio de assistências para turnovers de 5. No caso de Lavine, que na temporada atual já efetuou 18 jogos, tem a sua média total à volta de 3.4 assistências e 2 turnovers por jogo, criando um rácio de assistências para turnovers de 1,7, muito inferior a White.

Concluindo, Coby consegue marcar um número de pontos relativamente semelhante aos de Lavine, com melhor eficácia e segurança, é mais novo e está com confiança. Por exemplo, no jogo frente aos Miami Heat, onde os Bulls perderam 118 – 116, White estava a ter um mau jogo, apontando apenas 4 pontos em três quartos, mas tal como um certo “Kobe”, o nosso Coby explodiu no quarto, marcando 18 pontos na tentativa de levar os Bulls à vitória, não permitindo o mau início afetar o seu mental.

Daniel Pimpão

Sou um apaixonado por basquetebol, vivo e respiro este desporto que nos tira horas de sono. Tenho 19 anos e um sonho de um dia ser um dos melhores jornalistas portugueses. Estou a tirar Comunicação Social em Abrantes, no âmbito de jornalismo. Olhar sempre para a frente, mas trabalhar com a cabeça para baixo.

Deixe um comentário