Stephen Curry bate o recorde de triplos na história da NBA!

Era uma questão de tempo até o armador dos Golden State Warriors ser o totalista de lançamentos de três pontos convertidos na história da NBA. Curry bateu o recorde que pertencia a Ray Allen, numa noite que vai certamente ficar para a história da liga. Mas vamos remontar um pouco a uma breve história de Steph.

Filho do ex-jogador Dell Curry, Steph foi selecionado na sétima posição no draft de 2009, pelos Golden State Warriors. A 28 de outubro do mesmo ano, estreou-se na melhor liga de basquetebol do mundo, num jogo frente aos Houston Rockets. Ao longo dos anos foi-se afirmando como uma peça fundamental no conjunto californiano, ajudando a equipa de volta aos playoffs, na época 2012-13, após uma ausência de 6 anos.

No ano seguinte teve a sua primeira nomeação para o “All Star Game”, algo que se manteve durante 7 anos consecutivos. E em 2014-2015 foi uma das principais figuras dos Warriors na conquista do campeonato, com uma média absurda de 28.3 pontos por jogo nos playoffs, juntamente com 6.4 assistências e 5 ressaltos, tendo também convertido 402 triplos nessa temporada, também um recorde. Foi também galardoado com o seu primeiro MVP da carreira.

Mas foi a temporada 15-16 que ficou eternizada no extenso “currículo” do número 30 dos Warriors. A equipa bateu o record de vitórias na temporada regular, sob a liderança do base que com 30.1 pontos, 6.7 assistências e 5.4 ressaltos por jogo, se tornou no primeiro MVP unânime da história da liga.

Nas duas temporadas seguintes (16-17 e 17-17) os Warriors foram campeões da NBA novamente, e após o término dessa hegemonia em 2019, os Warriors estão de volta para atacar o título, com o seu líder numa forma absurda.

O record de Ray Allen estava estabelecido nos 2973 triplos, Steph entrou para esta época a 142 triplos de Allen, e precisou apenas de 27 jogos para fazê-lo. Nesta madrugada, no icónico Madison Square Garden, e na presença de Ray Allen e Reggie Miller (agora 2º e 3º classificados na lista), Curry bateu o recorde.

Vários jogadores utilizaram as redes sociais para congratular o feito de Steph, como Lebron James, Donovan Mitchell, Trae Young, Chris Paul, etc…

Um momento que ficará certamente para a história da liga. Já a história de Curry, certamente continuará a ser “escrita”, e a fasquia ficará ainda mais elevada para aqueles que ambicionam bater o recorde. A nós, resta-nos continuar a disfrutar, e sentirmo-nos lisonjeados por podermos assistir a uma história como esta, de um jogador que mudou completamente o jogo.

Vasco Oliveira

Fã incondicional dos San Antonio Spurs e ainda com esperanças que um dia o Kawhi volte. @vascoliveira8 no twitter

Deixe uma resposta