Sporting e os possíveis adversários no acesso à Champions

Dada a primeira posição na liga antes da suspensão da competição, o Sporting ficou elegível para participar nas provas europeias, num regresso 42 anos depois à Europa, na primeira temporada no regresso à liga após 24 anos de ausência da equipa sénior masculina.

Devido ao ranking de Portugal, irá disputar a pré-qualificação da Basketball Champions League (BCL). Caso o Sporting não consiga a qualificação, irá entrar na prova abaixo, a FIBA Europe Cup. Deverá haver ainda uma segunda vaga por preencher para outra equipa portuguesa nesta competição.

Composição dos grupos, em caso de apuramento Sporting estará no último pote

Nesta primeira ronda da qualificação da BCL, o Sporting estará no pote 4, não sendo cabeça-de-série irá defrontar as melhores equipas do ranking, que estão no pote 1.

Equipas que irão disputar a qualificação

O primeiro jogo será em Lisboa, e o segundo fora, previsto para 15 e 18 de Setembro respectivamente. Caso vença, irá disputar uma segunda ronda de acesso à fase de grupos, com os vencedores das partidas do pote 2 e 3. Assim, os adversários na primeira eliminatória poderão ser:

Anwil Wloclawek (Polónia), vencedor do campeonato polaco em 2017 e 2018, seguia em terceiro no campeonato. Participava na edição da BCL com cinco vitórias e nove derrotas. A equipa polaca tentará estar pela terceira vez consecutiva na prova.

Donar Groningen (Holanda), vice-campeão da Holanda em 2019, depois de vencer os anteriores três, seguia esta temporada na segunda posição do campeonato. Este ano perdeu com o Benfica no apuramento para a BCL. Participou na primeira fase da Europe Cup, com duas vitórias em seis jogos.

Fribourg Olympic (Suiça), o campeão suíço das últimas duas épocas, seguia na primeira posição do campeonato. Depois de estar na BCL em 2018, não conseguiu o apuramento esta temporada. Participou na primeira fase da Europe Cup, com duas vitórias em seis jogos.

Neptunas Klaipeda (Lituânia), depois do segundo lugar a época passada, seguia na quarta posição do campeonato lituano. Nesta edição da BCL, tinha seis vitórias e 8 derrotas. Devido à quarta posição, irá disputar esta qualificação para a BCL, sendo a melhor classificada no ranking destas quatro.

Apesar de alguma incerteza na composição das equipas, o Neptunas e o Wloclawek são as equipas mais fortes, demonstrado pela presença nas competições internas e europeias.

O Donar e Fribourg serão as equipas num nível abaixo, mais acessíveis aos portugueses. Veremos o que irá ditar o sorteio no próximo dia 15.

Deixe uma resposta