Ranking dos 25 melhores PGs da história – 22º a 20º

A posição de base (PG) foi sempre considerada como a posição mais importante numa equipa pois, normalmente, é o jogador que toca primeiro na bola em todas as posses de bola. Um PG é também a extensão do treinador em campo e é o responsável para tomar as decisões e jogadas certas todos os jogos.

Por isso, não é surpresa que alguns dos melhores jogadores da história da NBA tenham sido PGs, com skills que ultrapassam o apenas passar a bola. Especialmente na era moderna, o base não tem apenas de decidir as jogadas mas sim tem de marcar bastantes pontos.

No entanto, ao longo da história desta liga, assistimos a excelentes jogadores desde a primeira vez em que um jogador começou a driblar a bola profissionalmente. Mas como estão ranqueados os bases?

22. Tim Hardaway

via fadeawayworld.net
  • Campeonatos: 0
  • Estatísticas: 17.7ppg, 3.3 rpg, 8.2 apg, 1.6 spg, 0.1 bpg
  • Honras: 5x All Star, 5x All NBA Team

Uma lenda dos Miami Heat e Golden State Warriors, provavelmente ninguém tinha um crossover tão letal como Tim Hardaway. Ele era um base pequeno, mas extremamente rápido e tinha todo o pacote ofensivo.

Em vários sentidos, Tim Hardaway trouxe relevância para a equipa dos Miami Heat e era um dos bases mais populares e respeitados na Liga. Embora ele não tenha conquistado qualquer título na NBA, a sua energia e o seu magnífico drible é algo que os seus fãs nunca irão esquecer.

21. Chauncey Billups

via fadeawayworld.net

  • Campeonatos: 1
  • Estatísticas: 15.2 ppg, 2.9 rpg, 5.4 apg, 1.0 spg, 0.2 bpg
  • Honras: MVP das Finais 2003/04, 5x All Star, 3x All NBA Team, 2x All NBA Defensive Team

O próprio Mr. Big Shot, Chauncey Billups é um dos melhores líderes da NBA a nível da posição de base. Como membro dos Detroit Pistons, venceu o MVP das Finais ao liderar jogadores como Rip Hamilton, Rasheed Wallace e Ben Wallace a um título frente à super equipa dos Lakers em 2004.

Billups era também um jogador bastante clutch e, como a sua alcunha sugere, normalmente era ele que lançava e concretizava os lançamentos finais para levar a sua equipa à vitória. Billups tinha o lançamento e a defesa para fazer dele um dos melhores bases da NBA durante a sua carreira. Como resultado, ele ganha este lugar na lista.

20. Lenny Wilkens

via fadeawayworld.net
  • Campeonatos: 0
  • Estatísticas: 16.5 ppg, 4.7 rpg, 6.7 apg, 1.3 spg, 0.2 bpg
  • Honras: 9x All Star, Hall of Famer

Wilkens provavelmente é lembrado pelo seu sucesso enquanto treinador, mas ele era também um grande jogador. Ele era um organizador de jogo natural com todas as skills que um base naquela altura precisavam, fazendo dele um protótipo perfeito de base.

O seu passe e liderança foi o que mais vezes mostrou durante a sua carreira, mas também teve épocas impressionantes em termos de pontos. De notar que ele terminou em 2º lugar na votação de MVP ganha pelo dominante Wilt Chamberlain na época de 1967/68.

Rui Leite

Viciado em NBA e adepto dos Sixers desde que um certo baixinho andou lá a espalhar magia.

Deixe uma resposta