Quem merece o prémio de rookie do ano?

Ja Morant e Zion Williamson foram os rookies que mais deram que falar durante esta temporada da NBA. Mas qual deles merece realmente o prémio?

Vamos então comparar todos os aspectos da época de ambos os rookies:

JOGOS JOGADOS

Este acaba por ser talvez o maior fator para a preferência de grande parte dos adeptos ser Ja Morant. O jogador dos Memphis Grizzlies jogous 59 jogos em 64, enquanto que Zion devido a uma lesão no início da época, apenas disputou 19 partidas.

NÚMEROS

Nesses 19 jogos, Zion teve médias de 23.6 pontos por jogo, 7 ressaltos e 2 assistências. Enquanto que Ja Morant teve 17.6 pontos, 3.5 ressaltos e 7 assistências.

LIDERANÇA

Nesta categoria não podemos culpar muito Zion pois o mesmo não tem tanta culpa do record dos Pelicans ser de 28-36, enquanto que os Grizzlies de Morant estavam com 32-33, em posição de playoff.

Na minha opinião, o prémio devia ser para Ja Morant. É verdade que Zion teve uma influência imediata assim que se estreou na NBA, e notamos isso pelos resultados dos Pelicans antes e após a chegada do jogador.

Porém Ja Morant liderou uma equipa que era dada como “perdida” até aos lugares de playoffs. Com vitórias surpreendentes e um estilo de jogo muito apelativo.

O número de jogos jogados acaba por ser o fator chave nesta decisão.

E você? Quem acha que merece o prémio? Caso Zion tivesse 59 jogos jogados a história seria a mesma?

Deixo-vos com os highlights de ambos:

Vasco Oliveira

Fã dos San Antonio Spurs com 17 anos, deve ser algo inédito nesta liga das modas.

Deixe uma resposta