Quem é o novo treinador dos Raptors

Os Toronto Raptors parecem estar a iniciar uma reconstrução. De acordo com Adrian Wojnarowski, a equipa canadiana formalizará em breve a nomeação de Darko Rajakovic como treinador principal. Após a saída de Nick Nurse, Masai Ujiri analisou e considerou todo o tipo de opções mais ou menos originais. A escolha recaiu sobre o sérvio, adjunto de Taylor Jenkins nos Memphis Grizzlies desde 2020.

Esta será a primeira posição de treinador principal na NBA para Rajakovic, 44 anos, especialista ofensivo em Memphis depois de ter estado na G-League em Tulsa (2012-2014), depois em Oklahoma City por cinco anos com Scott Brooks e depois Billy Donovan. Esteve também em Phoenix na equipa do seu compatriota Igor Kokoskov.

Se não é conhecido do grande público, Darko Rajakovic é um estudioso do jogo. Durante 8 anos, foi treinador das categorias de formação do Estrela Vermelha de Belgrado, onde teve entre alguns dos melhores jovens do país antes de partir para descobrir os Estados Unidos com estágios no Arizona com Lute Olson, depois em Duke, com o “Coach K”. Durante 7 anos, foi consultor e assistente em cada Summer League para os Spurs. Basta dizer que conviveu com alguns dos maiores antes de receber a oportunidade de treinar na NBA.

De salientar que em 2019, Rajakovic também integrou o plantel da seleção da Sérvia, sob as ordens de Sasha Djordjevic para o Mundial da China.

Do lado de Memphis, os Grizzlies devem a ele em parte o desenvolvimento de Desmond Bane, Jaren Jackson Jr ou Ziaire Williams. Resta agora saber qual o plantel que Darko Rajakovic terá à sua disposição. Fred VanVleet está em fim de contrato e Pascal Siakam será cobiçado e certamente será alvo de ofertas de trocas durante a offseason.

Deixe um comentário