Popovich incapaz de jogar para perder
Após um início de temporada complicado, os San Antonio Spurs poderiam muito bem ter escolhido o caminho de “tanking”, jogar por uma boa escolha no Draft. A longo prazo, poderia ter sido uma boa estratégia. Exceto que não é o estilo de Gregg Popovich.
“Uma das razões para isso é que não é quem somos. Isso não é quem eu sou”, explicou Gregg Popovich. “Eu não posso trabalhar assim. O que provavelmente não é a filosofia geral mais inteligente para se ter, e eu entendo isso. Mas nós somos quem somos. Vamos em frente e lutar.”
No entanto, os San Antonio Spurs são a prova de que pode valer a pena.
Ao terminar em terceiro lugar, a contar do fim, na temporada 1996-97, conseguiram a primeira escolha e juntaram Tim Duncan com David Robinson. Mas isso não fazia parte de nenhuma estratégia na época. Foi mais uma mistura incrível de azar e sorte.
David Robinson sofreu uma lesão nas costas na pré-temporada. Numa temporada catastrófica (3-15 no começo, uma série de lesionados, incluindo Sean Elliott que perdeu 43 jogos ou Chuck Person que não jogou o ano todo). Ainda conseguiram Robinson em dezembro, mas azar, lesionou-se novamente. Resumindo, “tanking” não foi uma escolha naquela temporada.
E não foi também este ano. Os San Antonio Spurs conseguiram chegar ao play-in in extremis, graças a um 7-3 nos últimos dez jogos. Mais do que uma participação na pós-temporada, Gregg Popovich viu neste caminho uma grande lição para os seus jovens jogadores:
“Acho que os jovens jogadores conseguiram entender que, moral e filosoficamente, continuar a lutar, competir, é a coisa certa a se fazer. Francamente, não sei como poderia dizer à minha equipa ‘Ok, pessoal, não vamos jogar da maneira que deveríamos’ ou como fazê-los entender, com uma piscadela ou um aceno de cabeça.
Acho que é um mau serviço para os jogadores não os deixar jogar com o melhor das suas habilidades.
Eu acho que estas lições são muito importantes para as suas carreiras. Espera-se que, a longo prazo, estes valores que eles terão obtido permitam que evoluam para um nível ainda mais alto posteriormente. Eu entendo o ponto de vista oposto, eu simplesmente não posso fazer isso.”
Um senhor.