Os Vencedores/Perdedores da época regular.

Os playoffs já estão a bater à porta, e, agora sim, temos informação mais que suficiente para gerir as nossas expetativas.

Os playoffs vão ser uma luta extremamente competitiva – eventualmente das mais competitivas de sempre. Não há um preferido. Há, apenas, certas equipas que têm a receita certa para o sucesso – falta saber se conseguem cumprir.

Assim, analisemos alguns vencedores e perdedores da alguma regular (cingindo-nos a quem já está nos playoffs ou, pelo menos, no play-in):

No Este podemos ver uma grande vitória relativa aos Celtics. Apesar de uma péssimo começo, conseguiram segurar a 2ª posição na tabela. Vão ser um adversário difícil nos playoffs para qualquer equipa e as esperanças de chegar às finais da conferência são elevadas. Por outro lado, uma equipa que começou a época a fazer furor e que muitos diziam ser a melhor, acabam no 6º lugar. Os Bulls não conseguiram manter o alto nível que demonstraram no início da época, em parte devido à ausência prolongada de Lonzo Ball.

No Oeste, os grandes vencedores são, inquestionavelmente, os Suns que arrecadaram a melhor pontuação da liga, e por uma diferença enorme do segundo classificado. Vamos ver se conseguem transpor esta qualidade para os playoffs. Os perdedores, diria serem os Jazz. Depois de uma enorme desilusão nos playoffs do ano passado, e de um bom início de época, pensou-se que afinal foi só “azar”. No entanto, rapidamente começaram a perder e acabaram na 5ª posição – o grande problema é a química (ou falta dela) entre Mitchell e Gobert. Nada mudou desde o ano passado, pelo que não espero uma corrida bem sucedida nos playoffs.

Importa, ainda, fazer duas menções interessantes. Os Nets e os Clippers são duas das equipas mais perigosas, quando saudáveis. Ora, este foi o problema desta época, ambas as equipas sofreram muito com as lesões. Por um lado, os Nets não tiveram Kyrie a época quase toda, e Durant também esteve afastado durante dezenas de jogos, para não falar que Simmons ainda não “apareceu”. Por outro lado, os Clippers não contaram com o seu melhor jogador, Kawhi Leonard, e Paul George também esteve ausente (para além de Norman Powell, Batum e Morris, durante bastantes jogos). Por esta razão, estão classificados muito abaixo do que normalmente estariam – Nets em 7º e Clippers em 8º. Deste modo, e visto que ambos os plantéis já estão quase 100% operacionais, poderemos assistir a uma das equipas mais bem classificadas ser eliminada logo na primeira ronda.

Deixe um comentário