GS Warriors: Os favoritos

Nos últimos anos, quando falamos em favoritos à conquista do título da NBA, falamos inevitavelmente da equipa de Oakland, os Golden State Warriors.

Falamos dos atuais bicampeões da liga, que nos últimos 4 anos foram campeões por 3 vezes. Chegaram ao primeiro anel, desta nova geração, na época 2014/15, e revalidaram o título nas duas últimas temporadas, tendo apenas sido derrotados em 2015-16, nas finais, pelos Cleveland Cavaliers.

Falamos de uma equipa que nas últimos 4 temporadas esteve presente em 4 finais da liga, falamos de uma equipa que na época de 2015/16 bateram o melhor registo da liga ao acabarem com 73 vitórias e apenas 9 derrotas, curiosamente no ano em que perderam a final para os Cavaliers, lideradores por LeBron James e Kyrie Irving.

Os Golden State Warriors foram uma equipa bem formada nos últimos anos, conseguiram juntar jogadores através do draft como Stephen Curry, Klay Thompson e Draymond Green, e começaram a tornar-se na potência que são hoje. Se esta já era uma equipa que melhorava de dia para dia, não só pelo seu atrativo jogo ofensivo mas também pela organização defensiva que foi melhorando cada vez mais.
Os Warriors tornaram-se na “melhor” equipa da NBA quando, na época de 2016/2017 Kevin Durant, que é considerado por muitos o melhor jogador da atualidade na liga, decidiu juntar-se a este plantel, conseguindo assim chegar ao título da NBA  depois das excelentes performances frente aos Cleveland Cavaliers.

A última época, trouxe mais um título para os GS Warriors, desta vez com bastante dificuldade principalmente frente aos Houston Rockets nas finais da conferência Este, no entanto os Warriors conseguiram chegar à final, e “varreram” os Cleveland Cavaliers por 4-0 com Kevin Durant a ser novamente o MVP das finais.

 

Quando pensamos que não podia melhorar..

Quando este cenário de completo domínio da equipa de Oakland parecia ser quase impossível de superar, a “offseason” de 2018 trouxe mais uma grande surpresa para todos aqueles que acompanham a NBA, gerando até bastante revolta pelas fãs da liga.

Um dos “free-agents” (jogador livre), mais valioso que estava disponível era DeMarcus Cousins. Este jogador é um dos postes mais dominantes da NBA e tinha acabado o seu contrato com os New Orleans Pelicans. Foram muitas as equipas que foram faladas como destino para este jogador que tem um enorme potencial e é já uma das figuras da liga.

 

Quando menos se esperava, surge a notícia de que DeMarcus Cousins tinha assinado contrato com os já favoritos à reconquista do título, os Golden State Warriors. Falamos agora de uma equipa que é composta por 5 “all-stars” e que apresentam, sem margem para dúvida, o 5 inicial mais forte da liga, e talvez o melhor de sempre da história da NBA.

Rumo ao tricampeonato

Se os Golden State Warriors já eram os principais favoritos à conquista do título da época 2018/2019, ficaram muito mais fortes com a entrada de DeMarcus Cousins. O plantel não perdeu nenhum jogador de referência e conseguiu juntar um dos melhores postes da liga.

Como referimos várias vezes, a NBA é farta em surpresas, e aquilo que parece certo muitas vezes torna-se numa grande surpresa, de qualquer das formas, os Golden State Warriors são, sem dúvida, a equipa que parte à frente no que diz respeito ao favoritismo para renovar o título da NBA.

Pedro Ribeiro

Formado em Ciências da Comunicação, trabalhou como Jornalista e Assessor de Comunicação. Fã da NBA, participou em vários projetos sobre esta liga. Fundador do site www.nbaportugal.com https://twitter.com/pedrofmribeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *