“Ones to Watch 23/24” – Tyresse Maxey
A rubrica “Ones to Watch” consistirá em 30 artigos diários até ao início da temporada da NBA. Cada equipa da NBA terá um jogador em análise, que será escolhido conforme a sua situação no arranque da temporada (nova contratação, rookie, época de afirmação, último ano de contrato, etc.). No fundo, elegemos um jogador de cada equipa para “ter os olhos postos”, como indica o nome da rubrica.
Tyresse Maxey
À entrada para o seu quarto ano na liga, o jovem de 22 anos já se consolidou como um dos jogadores mais importantes no plantel da equipa, assim como um dos bases mais promissores da liga, podendo 2023/24 ser a sua verdadeira época de afirmação.
Depois de um primeiro ano sem muitas oportunidades, Maxey teve a oportunidade de ser titular pelos 76ers no seu segundo ano na liga, conseguindo aproveitá-la da melhor maneira. Para lá dos bons números ofensivamente, o base demonstrou a sua boa capacidade defensiva, algo que trouxe um equilíbrio notável ao jogo dos 76ers. Na temporada passada, teve média de 20 pontos por jogo, aumentando o seu rendimento no ataque.
Esta temporada, com uma eventual saída de James Harden, Maxey poderá ser o principal “dono” do jogo exterior da turma de Philadelphia. Logicamente que, com mais oportunidades de ter bola, os números do jogador vão tender a subir ainda mais, caso consiga corresponder à responsabilidade.
Para lá da oportunidade de ter um papel maior no sistema da equipa, Maxey termina o seu contrato de “rookie” este ano, algo que obrigará os 76ers a “puxar os cordões à bolsa”, caso queiram manter o jogador. Tudo dependerá do rendimento do jogador esta época, pois uma temporada de afirmação pode valer-lhe o “super max”. Para lá disso, estamos a falar de um jogador jovem que já oferece algumas garantias a equipas que tenham um projeto de futuro, daí poderem surgir vários interessados em Maxey, com espaço na folha salarial para lhe oferecer o contrato um contrato apelativo.
Será uma temporada para se mostrar e confirmar como um jogador ímpar na NBA. Há quem o aponte como principal favorito ao prémio de “Most Improved Player”, mas isso também dependerá muito da situação de James Harden. Caso consiga realmente ter uma oportunidade para assumir o jogo exterior da equipa, Maxey tem tudo para ter uma temporada de sonho a nível individual.
A nível coletivo, não menos importante, os 76ers continuam a ter um plantel com qualidade e com capacidade para lutar pelo título. A presença de Nick Nurse como novo treinador também é um fator a explorar no que toca ao rendimento da equipa no próximo ano. Uma coisa é certa: Maxey terá uma oportunidade de ouro para se começar a consolidar como uma estrela. Podendo até assumir-se como futuro líder dos Sixers…