NBA Análises 2025/26 – Phoenix Suns
Como é costume, a NBA Portugal faz uma análise a cada uma das 30 equipas da NBA para a próxima temporada. A ideia é abordar sempre as entradas e saídas de jogadores, as principais mudanças, os jogadores em foco e o que se pode esperar de cada franchise em 2025/26.
Entradas:
- Jalen Green, Mark Williams, Dillon Brooks, Rasheer Fleming, Nigel Hayes-Davis e Koby Brea.

Saídas:
- Kevin Durant, Bradley Beal, Tyus Jones, Bol Bol e Monte Morris.
Rotação Prevista:
- PG – Devin Booker
- SG – Jalen Green
- SF – Dillon Brooks
- PF – Royce O’Neale
- C – Mark Williams
- Banco: Jordan Goodwin, Grayson Allen, Ryan Dunn, Nigel Hayes-Davis e Nick Richards. (Têm ainda Collin Gillespie, Koby Brea, Rasheer Fleming, Oso Ighodaro e Khaman Maluach.)
- Treinador – Jordan Ott
Os Suns estão numa situação complicada, trocaram Kevin Durant, mexeram bastante na equipa e não têm escolhas de Draft nos próximos anos. Terão de competir o máximo possível, para não “oferecerem” escolhas altas a outras equipas, mas o plantel não é dos melhores. Há a falta de um verdadeiro PG, um papel que terá de ser ocupado por Devin Booker, que tem melhores características como SG. Com a chegada de Jalen Green, também um SG, será Booker assumir o papel de base, criando para os companheiros e claro, para si mesmo, ele que será a peça fulcral do ataque. Green traz atleticismo, velocidade, mas precisa de ser mais consistente do que tem sido em Houston. A rotação na posição de poste melhorou consideravelmente, com a chegada de Williams e com o rookie Maluach, a adicionar a Richards que já estava na equipa. Dillon Brooks traz muita ajuda no aspeto defensivo, algo que a equipa precisava. Ryan Dunn vem de uma boa época de rookie e espera-se mais uma boa temporada do extremo que é muito útil defensivamente, mas precisa de melhorar no tiro exterior e no ataque. Os Suns escolheram um treinador que vai ter a primeira experiência como treinador principal na NBA, em Jordan Ott, depois de nove anos como assistente nos Nets, Lakers e mais recentemente nos Cavaliers. Não terá um trabalho fácil, ter de competir com um plantel que tem várias dúvidas/incertezas, que tem vindo a mudar bastante nos últimos anos.
Posto isto, espero os Phoenix Suns a disputar por um lugar no Torneio de Play-In.

